Pequenos produtores aguardam decisão do governo do RS sobre crédito emergencial

Pequenos produtores aguardam decisão do governo do RS sobre crédito emergencial

Expectativa é que projeto volte a ser debatido durante a Expointer, que começa neste sábado em Esteio

Correio do Povo

Espaço da Agricultura Familiar na Expointer vai abrigar 210 estandes

publicidade

Lideranças da agricultura familiar aguardam uma decisão do governo estadual sobre o projeto de lei que trata do auxílio emergencial aos pequenos produtores gaúchos afetados pela pandemia durante a Expointer. A proposta altera a Lei do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) para que passe a incluir operações de cooperativas e prevê a destinação de R$ 50 milhões para isso.

O projeto, apresentado pela bancada do PT, foi elaborado em conjunto com entidades da agricultura familiar. No início de agosto, recebeu parecer favorável do deputado Sérgio Turra (PP) na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia. Depois disso, houve uma reunião com a Casa Civil, que, segundo alguns participantes, não deu prosseguimento ao tema. Agora, a expectativa é que o assunto seja retomado em uma próxima reunião. Consultada, a Casa Civil não se manifestou.

Espaço volta a receber público

Nesta 44ª edição da Expointer, o espaço da agricultura familiar voltará a receber público e terá um total de 288 empreendimentos dispostos em 210 estandes, que ofertam alimentos orgânicos, artesanato, queijos e embutidos, vinhos e espumantes, cachaças, produtos de agroindústrias, entre outros.

Os produtores vieram de 126 municípios do Rio Grande do Sul, além dos estados de Amapá, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com tantas outras iguarias, como queijos, salames, pães, cucas, sucos e geleias, o pavilhão é agricultura familiar é uma é uma das atrações preferidas do grande público.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895