Promotores apostam no sucesso da 44ª Expointer

Promotores apostam no sucesso da 44ª Expointer

Secretaria e entidades participantes da organização admitem que feira não alcançará os números de 2019, mas sinaliza retomada de rumos

Nereida Vergara

Bovino no PEAB

publicidade

Copromotores da Expointer, junto com a Secretaria da Agricultura, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Prefeitura de Esteio, Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Sistema Ocergs-Sescoop/RS e Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers) são unânimes em dizer que a exposição deste ano será melhor que a 2020, mas ainda ficará distante da de 2019, quando bateu recordes de público e faturamento, que foi superior a R$ 2,7 bilhões.

O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, afirma que na edição deste ano o resultado financeiro dos 228 empreendimentos inscritos na Feira de Agricultura Familiar não é o mais importante. Segundo ele, as vendas serão certamente melhores que em 2020, mesmo com a limitação de circulação entre os estandes do pavilhão da agricultura familiar a 800 pessoas de cada vez.

“Para o setor cooperativo, a ocorrência da feira recupera a confiança de milhares de produtores”, observa o presidente do Sistema Ocergs, Vergílio Perius. Ele ressalta que a organização vai acompanhar as agendas com as autoridades. “Vamos tentar reforçar nosso pleito de juros mais baixos para o financiamento de investimentos nas agroindústrias”, adianta.

O presidente da Comissão de Feiras e diretor administrativo da Farsul, Francisco Schardong, diz que a entidade pretende tratar de questões ambientais, demarcações de terras indígenas e ampliação dos recursos para o seguro rural com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, cuja visita ao parque está prevista para o dia 10.

Leonardo Lamachia, presidente da Febrac, e Claudio Bier, presidente do Simers, também apostam que a feira será um sucesso. Segundo Lamachia, a inscrição do expressivo número de 4.057 animais demonstra a força dos criadores. Para Bier, a presença de 85 empresas do ramos de máquinas e implementos assegura opções de tecnologia e inovação para quem visitar a feira.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895