Secretaria da Agricultura apresenta revista Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2021

Secretaria da Agricultura apresenta revista Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2021

Publicação organiza informações dos mais importantes setores da agricultura e pecuária do Estado no último ano

Correio do Povo

A balança comercial fechou o ano passado com um superávit de 6,4 bilhões de dólares

publicidade

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) lançou a revista Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2021, durante a programação da 44ª Expointer, na tarde deste sábado, no auditório da Administração do Parque Assis Brasil. O levantamento reúne diversos números da agricultura no Rio Grande do Sul e destaca a importância do setor na geração de emprego e renda em meio a pandemia da Covid-19.

- Edição 2021 da revista Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2021 na íntegra

Além disso, a publicação organiza informações como as áreas plantadas, os volumes produzidos, os principais destinos de exportação, a receita gerada e quais os municípios com maior participação em cada uma das atividades. A coleta de informações ficou a cargo do Departamento de Políticas Agrícolas e Desenvolvimento Rural, e contou com o apoio de diversas fontes, entre elas, a Emater/RS e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pela primeira vez, a Ceasa (Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul) está publicando os seus números de produção na revista.

Conforme a edição deste ano, em 2020, o agronegócio - com 189 bilhões de reais - representou 40% do Produto Interno Bruto (PIB) de todo o Rio Grande do Sul. Entre os principais produtos incorporados no PIB estão a soja, o arroz, o frango e os bovinos. “A Radiografia mostra 64 culturas, oito cadeias produtivas, uma imensa gama de informações. O agronegócio gaúcho corresponde a 40% do PIB, o produto interno bruto, que em 2020 chegou a 473 bilhões”, destacou o diretor do Departamento de Políticas Agrícolas da SEAPDR, Paulo Lipp.

Ainda de acordo com a revista, os agropecuaristas gaúchos exportaram para mais de 205 países e geraram um valor correspondente a US$ 10,04 bilhões em 2020. O Agronegócio foi responsável por 73,6% das exportações do RS. Na importação, os negócios foram feitos com 89 países, fechando em um valor de 785,81 milhões de reais. A balança comercial fechou o ano passado com um superávit de 6,4 bilhões de dólares.

"A Radiografia mostra números detalhados do quanto gaúchos e gaúchas contribuem para a produção de alimentos no nosso Estado. O RS é protagonista na produção alimentar nacional e também na alimentação dos brasileiros. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse para mim: Silvana, a agricultura do Estado do RS, fortalece o Brasil", destacou a secretária da Agricultura do RS, Silvana Covatti. "Queremos cada vez mais ampliar as divulgações e as informações para todos gaúchos e brasileiros", concluiu a chefe da pasta estadual, que foi a responsável pela manifestação inicial no evento de lançamento da Radiografia.

Veja Também


publicidade


publicidade


publicidade


publicidade



publicidade


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895