Soldera, Rincon e Tradição levam os campeonatos de Angus Rústicos
capa

Soldera, Rincon e Tradição levam os campeonatos de Angus Rústicos

Cabanha Soldera consagrou-se ao vencer tanto a disputa de ventres Puro de Origem (PO) quanto Puro por Cruza (PC)

Por
Fernanda Bassôa

Cabanha Soldera consagrou-se ao vencer tanto a disputa de ventres Puro de Origem (PO) quanto Puro por Cruza (PC)

publicidade

As cabanhas Soldera, de Panambi, Rincon del Sarandy, de Uruguaiana, e Estância Tradição, de Santa Vitória do Palmar, levaram os grandes campeonatos de animais Angus Rústicos da Expointer em uma tarde de muito calor e com arquibancada da Pista J lotada. O julgamento foi comandado pelo jurado argentino Lucas Lagrange, que ficou satisfeito com a qualidade do que foi apresentado pelos criadores. A Cabanha Soldera consagrou-se entre as fêmeas ao vencer tanto a disputa de ventres Puro de Origem (PO) quanto Puro por Cruza (PC). Entre os animais PO, a propriedade dos Irmãos Soldera venceu com o lote 11 (tatuagem TE7212, TE7190 e TE7191). Pertence ao mesmo lote a melhor fêmea PO da exposição, o ventre de tatuagem TE7212. O criador Dilvani Soldera reconheceu que a disputa estava acirrada porque os lotes eram similares em termos de genética. “O que fez a diferença foi o preparo.”

A Cabanha Recalada, do criador Fábio Ruivo, de Capão do Leão, conquistou o terceiro melhor lote de fêmeas PO com os exemplares do lote 1 (tatuagem 169, 165, 152). Nas fêmeas PC, deu Soldera novamente com destaque ao lote 13 (tatuagens 7026, 7127, 7093), que sagrou-se grande campeã. A melhor fêmea PC da Expointer é Soldera 7026 New Direction, do lote 13, da Cabanha Soldera. Os machos rústicos, tanto PO quanto os PC sobressaíram pelo potencial carniceiro e fenótipo, exatamente o que se espera hoje da raça Angus. “São bons reprodutores e machos bem estruturados”, pontuou o jurado. Entre os touros PO, a vitória foi para a Cabanha Rincon del Sarandy, de Uruguaiana, com o lote 22 (tatuagens TE3280, TE3286, TE3291). Vem do trio o melhor macho PO de Esteio: o touro Rincon TE 3291 Resource del Sarandy. “Vencer é sempre um sentimento recompensador”, comemorou o criador Ignacio Tellechea. O trio foi preparado na propriedade do parceiro Cireno Callegaro, em Santiago, a partir de embriões da Rincon e estavam em recria. O terceiro melhor trio é o 19 (tatuagens TE 21, 84, 78) pertence à Cabanha Recalada, do criador Fábio Ruivo.

Na disputa de machos PC, a vitória foi para Santa Vitória do Palmar. A Estância Tradição, da Parceria Rotta Assis, trouxe apenas três animais a Esteio e levou o campeonato com os exemplares do lote 25 (2450, 2408, 2400). Segundo o criador Rogério Rotta Assis, com a dificuldade das pastagens na região, o preparo não ficou dentro de seus padrões de exigência. “Eles não estavam como o tipo de animal que gosto de trazer, mas o jurado reconheceu o exemplar que tem funcionalidade, que vai ser pai”. O melhor macho PC é o reprodutor Tradição 2450, da Estância Tradição.