Touro Klássico vence o botulismo e conquista o pentacampeonato da Expointer

Touro Klássico vence o botulismo e conquista o pentacampeonato da Expointer

Animal da raça Indubrasil tem cama individual, alimentação balanceada e toma banho três vezes por semana

Franceli Stefani

Animal da raça Indubrasil tem cama individual, alimentação balanceada e toma banho três vezes por semana

publicidade

 Da raça Indubrasil, o touro Klássico, da Fazenda Querência, venceu mais uma competição, na noite desta terça-feira na 41ª Expointer. Ele se tornou pentacampeão da maior feira ao céu aberto da América Latina. A confirmação da vitória veio depois de se tornar campeão da categoria e, posterior, desbancar outros quatro machos e receber o prêmio do Grande Campeonato.

Feliz e realizado com o resultado, o proprietário Ederson Coimbra Rothmundt, diz que o animal de seis anos é como se fosse da família. Em 2015 ele teve botulismo bovino, uma doença que se caracteriza pela paralisia progressiva que pode levar à morte. “Quase o perdemos, mas ele conseguiu dar a volta por cima e se tornar, novamente, um campeão”, relembra orgulhoso.

Em 2013, Klássico com 12 meses levou a primeira Expointer de sua trajetória. O proprietário diz que não conhece outro que tenha alcançado tal feito. Mesmo após a doença, ele sempre se manteve no topo.

Nas disputas com animais da mesma raça, porém diferentes, sempre levou a melhor. Rothmundt acredita que isso é resultado do amor ao Indubrasil e ao próprio bovino. “Depois do botulismo ele virou um animal de estimação, toda família o adora e tem um amor especial”, revela.

O touro toma banho três vezes na semana, tem uma alimentação balanceada e cama individual, entre outras atenções exclusivas. “É cuidado diferenciado”, frisa. Klássico tem vigor e equilíbrio, além de uma docilidade típica dos zebús. Questionado sobre o preço que ele teria, caso fosse vendido, o proprietário é enfático: “Ele faz parte da família. Seguirá conosco, será usado para matrizes e venderemos o sémen para outros países.”

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895