Touro mais pesado da Expointer é um Limousin de 1.245 quilos

Touro mais pesado da Expointer é um Limousin de 1.245 quilos

Pelo quarto ano consecutivo, Fazenda Boa Esperança, de Cachoeira do Sul, levou para Esteio o animal de maior peso da feira

Nereida Vergara

Recordista de peso foi o touro Limousin de quatro anos Guardião da Boa Esperança, box 1032, tatuagem EL 50247 G, com 1.245 quilos

publicidade

Pelo quarto ano consecutivo, a Fazenda Boa Esperança, de Cachoeira do Sul, trouxe à Expointer o animal mais pesado. Nesta 44ª edição, o recordista de peso foi o touro Limousin de quatro anos Guardião da Boa Esperança, box 1032, tatuagem EL 50247 G, com 1.245 quilos. O animal é filho do touro 3M Batista, que em 2017 venceu a disputa da balança com 1.450 quilos. 

Confessando-se um apaixonado pela raça Limousin pura, o proprietário do animal, Edgar Lima, conhecido na Expointer como Cacaio, explica que o alcance de peso se deve às características genéticas. "Este animal puro tem um rendimento de carcaça acima de 60%, e em cruzas com Angus e Brangus de até 57%", diz ele, apontando que em média o rendimento de carcaça das raças de corte (a quantidade efetiva de carne após o abate) ronda os 50%.

Lima tem um rebanho Limousin de 100 animais Puro de Origem (PO) e vem produzindo terneiros para engorda da cruza, além de Angus e Brangus, a partir de agora com bovinos Devon. O criador também enaltece a qualidade da carne Limousin, segundo ele de grande maciez e menor índice de gordura.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895