Exportações do agronegócio do RS sobem 59,5%

Exportações do agronegócio do RS sobem 59,5%

Receita do terceiro trimestre do ano chegou a 4,8 bilhões de dólares, segundo o DEE/SPGG

Patrícia Feiten

publicidade

O agronegócio gaúcho emplacou um recorde no terceiro trimestre do ano, com exportações de 4,8 bilhões de dólares, puxadas sobretudo pela soja. O resultado é 59,5% superior ao do mesmo período de 2020 e, em termos nominais (sem considerar a inflação), é o maior de toda a série histórica do levantamento, iniciada em 1997. Os dados foram divulgados ontem pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do Estado.

Entre os setores exportadores, a soja respondeu por 60% das vendas. As receitas de embarques da oleaginosa somaram 2,9 bilhões de dólares de julho a setembro, um salto de 105,1% na comparação com o mesmo período de 2020. De acordo com o analista Sérgio Leusin Júnior, um dos responsáveis pela pesquisa, esse desempenho reflete o retorno da safra de 2021 à média dos níveis de produtividade, já que no ano passado a estiagem prejudicou o cultivo do grão. Também contribui para o resultado a variação nos preços médios do produto em dólar.

Além da soja, o terceiro trimestre destacou o setor de carnes, com exportações de 645,4 milhões de dólares (aumento de 25,1% na comparação com o mesmo período de 2021), e de produtos florestais, que faturaram 461,9 milhões de dólares com vendas ao exterior (avanço de 101,1%). Na contramão da tendência, o arroz puxou a queda dos resultados do setor de cereais, farinhas e preparações – as vendas externas totalizaram 91,8 milhões de dólares, um recuo de 37,3% ante o terceiro trimestre de 2020.

Em relação aos principais destinos das exportações, a China segue na liderança, tendo sido responsável por 56,7% de tudo que o agronegócio do Rio Grande do Sul vendeu para outros países no terceiro trimestre deste ano. Na sequência vêm a União Europeia (10,2% do total), Estados Unidos (4,1%), Coreia do Sul (2,3%) e Emirados Árabes Unidos (1,7%). A soma dos demais destinos chega a 25%).

No acumulado de janeiro a setembro deste ano, as exportações do agronegócio gaúcho somaram 11,5 bilhões de dólares, o que corresponde a 74% do total exportado pelo Rio Grande do Sul no período. Na comparação com os nove primeiros meses do ano passado, esse valor aponta um crescimento de 42,7% em termos absolutos. Novamente, a soja foi o principal destaque, com exportações de 6,1 bilhões de dólares, um aumento de 70,7% na mesma base de comparação. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895