Exportações do agronegócio gaúcho caem em fevereiro, aponta FEE

Exportações do agronegócio gaúcho caem em fevereiro, aponta FEE

Queda foi de 3,9% em relação ao mesmo período no ano passado

Correio do Povo

Queda foi de 3,9% em relação ao mesmo período no ano passado

publicidade

As exportações do agronegócio gaúcho totalizaram US$ 515,5 milhões em fevereiro de 2016, valor que corresponde a 60% das vendas externas totais do Estado. Em relação a janeiro, a elevação do valor exportado foi de 5,8%, mas, na comparação com igual período de 2015, houve queda de 3,9%. No acumulado do ano, observa-se uma redução ainda maior, de 12,3%.

O principal determinante do desempenho das exportações em fevereiro foi a diminuição nos volumes embarcados (-29,6%). Os dados foram disponibilizados nesta sexta-feira  pelo Núcleo de Estudos do Agronegócio da Fundação de Economia e Estatística (FEE), que divulga mensalmente os Indicadores Econômicos do Agronegócio e análises periódicas sobre a sua evolução no Rio Grande do Sul.

Em fevereiro, os cinco principais setores exportadores do agronegócio gaúcho foram carnes, fumo, complexo soja, produtos florestais e couros e peleteria. Em relação a fevereiro de 2015, as exportações de trigo e farelo de soja foram as que mais caíram em valor.

Na análise dos principais destinos das exportações do agronegócio gaúcho, destaca-se o aumento das exportações para China (729%), Estados Unidos (79,9%), Rússia (22,%) e Arábia Saudita (62,1%), comparativamente a fevereiro do ano anterior. Somados, esses quatro países concentraram 32,8% das compras em fevereiro de 2016.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895