Farsul lança banco de dados

Farsul lança banco de dados

Ferramenta compila informações de fontes nacionais e internacionais

Nereida Vergara

publicidade

Depois de um ano e meio de trabalho, a Assessoria Econômica da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) lançou nesta quinta-feira a plataforma Farsul Big Data. A ferramenta, que pretende ser a maior em dados abertos sobre agronegócio do Brasil, compila informações de fontes nacionais e internacionais para repassá-las a um público amplo, formado por produtores rurais, sindicatos, acadêmicos e jornalistas. 

O Farsul Big Data é dividido em três seções: Agricultura, Pecuária e Conjuntura Econômica, com séries históricas iniciadas em 2011.

O economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz, ressalta que a intenção da entidade ao disponibilizar dados que eram usufruídos apenas pelos seus dirigentes e corpo técnico é dar celeridade a uma demanda permanente. “Recebemos muitos pedidos de dados, da imprensa, de sindicatos e dos produtores. Agora a pesquisa pode ser feita facilmente”, comenta. 

Da Luz exemplifica que, para os produtores, o Big Data vai oferecer, entre outras possibilidades, o acompanhamento dos custos das principais culturas, preços de insumos e cotações.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895