A população de Porto Alegre tem até quinta-feira, 31, para conferir as delícias da edição de Inverno da Feira Sabor Gaúcho. No Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), na Capital, 14 agroindústrias de diferentes regiões do Rio Grande do Sul ofertam suas produções agroindustriais: panificados, embutidos, queijos, erva-mate, doces, conservas, artesanato indígena, facas artesanais e muitos outros produtos, diretamente das mãos de quem produz. A feira tem entrada gratuita, das 9h às 18h.
O evento é uma realização da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater/RS-Ascar e Governo do Estado, promovendo a diversidade da cultura alimentar e fortalecendo o protagonismo da agricultura familiar. Participam da feira agricultores de municípios como Sarandi, Arroio do Tigre, Cristal do Sul, Parobé, Estrela, Estância Velha, entre outros.
A maioria dos empreendimentos é acompanhada por técnicos e extensionistas da Emater/RS-Ascar, como o caso da MR Doces, de Morrinhos do Sul, recém-inaugurada no último dia 16 de julho. O casal Regina e Mauri Evaldt compartilhou o entusiasmo de participar da feira:
“Nós trabalhamos com produção orgânica há 32 anos, mas agora é o primeiro ano com a agroindústria. E quem nos incentivou muito foi a Emater, através do extensionista Ademir Santin. Ele nos aconselhou a primeiro fazer o curso, nos qualificarmos, e depois pensamos e investimos na estrutura. Foi o pontapé para tudo”, recorda Evaldt.
Para Rafaela Jacobs, produtora da agroindústria de laticínios Sabores do Rancho, de Estância Velha, a participação em feiras é essencial na rotina do empreendimento. “Para nós, as feiras são fundamentais, pois fortalecem a renda familiar e nos aproximam dos consumidores. Desde o início, a Emater esteve ao nosso lado, com cursos e apoio técnico. Foi num curso oferecido pela Emater que eu descobri a paixão pelos laticínios”, conta. Com 16 anos como empreendedora, Rafaela carrega prêmios importantes no currículo: em 2015, foi campeã do queijo colonial na Expointer, e em 2023 conquistou o terceiro lugar no concurso da Associação Gaúcha do Leite (AGL).
A Feira Sabor Gaúcho tem foco na valorização dos produtos artesanais e na aproximação entre o campo e a cidade, o evento abriu as portas ao público com grande circulação de visitantes interessados em sabores autênticos e na cultura de cada estande. Segundo Bruna Bresolin, extensionista responsável pelo setor de agroindústrias da Emater/RS-Ascar, o primeiro dia de evento, terça-feira, 29, superou as expectativas.
“Já tivemos um bom movimento e esperamos o crescimento das vendas até quinta-feira, porque quem vem acaba falando para colegas e amigos, e as pessoas tendem a vir prestigiar nossos agricultores, que estão contentes com as vendas que já realizaram e a expectativa está muito boa”, avaliou.