Fenasoja inicia contagem regressiva de 100 dias para celebrar o centenário da soja no Brasil
Organização do evento em Santa Rosa começou preparo do solo para receber plantios demonstrativos
publicidade
A organização da 24ª Fenasoja iniciou a contagem regressiva de 100 dias para o evento, que ocorreria em maio e foi adiado em razão das enchentes no Rio Grande do Sul. A feira ocorrerá de 29 de novembro a 8 de dezembro e comemorará o centenário do cultivo comercial da soja no Brasil. Nesta semana, a organização da feira deu início ao preparo do solo na área de exposição do agronegócio no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson. A Fenasoja 2024 receberá mais de 600 expositores e tem expectativa de R$ 2 bilhões em negócios.
Segundo o presidente da Comissão da ExpoRural, Fabiano Soltis, os trabalhos desta semana deixarão o solo adubado e com linhas de semeadura prontas para a implantação de plantios demonstrativos. "Nos próximos dias, as empresas expositoras poderão iniciar o plantio. Durante a feira, os visitantes poderão conferir as tendências do presente e futuro do agronegócio”, disse Soltis. A Fenasoja terá expositores de máquinas e implementos agrícolas, bancos, cooperativas, instituições de ensino e empresas públicas e privadas.
Retomada
O presidente da Fenasoja, Dário Germano, salienta que mais de 30 comissões seguem trabalhando em seus projetos. "Entramos nos 100 dias. Agora é intensificar as ações, alinhar projetos e preparar o parque para receber os expositores. Será uma edição marcada pela retomada, após a suspensão devido às enchentes. Mostraremos a força do agronegócio, da indústria, do comércio, da agricultura familiar, da cultura e da gastronomia. É a união de esforços e a celebração dos 100 anos da soja no Brasil", salientou.
Além de negócios, a feira tem uma agenda de shows que inclui apresentações do grupo Raça Negra, Pedro Sampaio, Bruno e Marrone, Júlia e Rafaela, DJ GBR e Ana Castela. Os ingressos especiais podem ser adquiridos no site da feira.
A Fenasoja 2024 comemorará o centenário do cultivo comercial da soja no Brasil, leguminosa introduzida no país pelo pastor norte-americano Albert Lehenbauer, que chegou dos Estados Unidos com algumas sementes de soja e as distribuiu para famílias locais, transformando Santa Rosa no Berço Nacional da Soja.