Fundo vai fomentar hidrovias no Rio Grande do Sul

Fundo vai fomentar hidrovias no Rio Grande do Sul

Governador José Ivo Sartori conheceu projeto que prevê desenvolvimento do transporte aquaviário

Correio do Povo

Em fase de conclusão, o projeto vem sendo desenvolvido há um ano com a participação de entidades privadas como a Farsul

publicidade

Projeto Associação Fundo Hidrovias RS, que visa a potencializar o uso de hidrovias e trazer aumento de competitividade para o Estado no transporte aquaviário, foi apresentado nesta terça-feira ao governador José Ivo Sartori na sede do Sistema Farsul, em Porto Alegre.

A proposta prevê a criação de um fundo privado de desenvolvimento, com remuneração pelo uso do modal, e sugere a utilização de recursos gerados a partir de compensações ambientais feitas pelos empreendimentos que serão instalados nas margens dos rios. Além disso, estabelece ações para a melhoria da navegabilidade das hidrovias, como dragagem e sinalização.

Em fase de conclusão, o projeto vem sendo desenvolvido há um ano com a participação de entidades privadas como Farsul, Fecomércio, Fiergs e Associação Brasileira de Terminais Portuários, e públicas, como o próprio Estado, a Famurs e a AGCONP.

“Trata-se de um trabalho feito a partir de uma série de adesões que consideram ações objetivas para viabilizar o uso de nossas hidrovias”, afirmou Carlos Sperotto, presidente do Sistema Farsul.

Sartori disse que irá avaliar o documento. “Estou aberto a todo o tipo de discussão, sempre resguardando o interesse público e social”, comentou. O governador reforçou seu apoio a parcerias público-privadas e sugeriu que a proposta deve considerar também a concessão de hidrovias.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895