Grupo de trabalho buscará ajustes legais para controlar javalis no RS

Grupo de trabalho buscará ajustes legais para controlar javalis no RS

Ação foi decidida em audiência pública realizada nesta quinta-feira

Carolina Pastl*

O javali é considerado pela legislação uma espécie exótica invasora

publicidade

Após audiência pública realizada ontem, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Cooperativismo e Pesca da Assembleia Legislativa gaúcha decidiu criar um grupo de trabalho para eliminar obstáculos legais que impedem o controle mais eficiente de javalis no Estado. As atividades serão coordenadas pelo deputado estadual Elton Weber (PSB), que atuará junto ao Ministério Público Federal e Ministério da Agricultura. O grupo é formado por diferentes representantes do setor e inicia seus trabalhos no dia 10 de dezembro.

“Além dos prejuízos aos animais e às lavouras, o javali também traz um risco sanitário’, preocupa-se Weber. O promotor do Ministério Público Estadual Daniel Martini lembra, no entanto, que estão ocorrendo ações de caça ilegal e, por isso, "é preciso ter uma normativa mais clara".

Introduzidos no Brasil na década de 1960, os javalis foram reconhecidos legalmente como espécie exótica invasora apenas em 2013. Desde 2018, o Estado conta com o Programa Estadual de Controle de Espécies Exóticas Invasoras (Invasoras/RS), que visa controlar essa população.

*Sob supervisão de Danton Júnior


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895