Rural

Ibraoliva e Embrapa firmam acordo de cooperação

Representantes das entidades estiveram reunidos na sede da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, na Região Sul do Estado

Com integrantes da equipe da Embrapa Clima Temperado, o chefe-geral da unidade da empresa estatal, Waldyr Stumpf (ao centro, de camisa branca) com o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes
Com integrantes da equipe da Embrapa Clima Temperado, o chefe-geral da unidade da empresa estatal, Waldyr Stumpf (ao centro, de camisa branca) com o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes Foto : Ibraoliva / Divulgação / CP

O Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) firmou acordo de cooperação técnica com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para formação de um grupo destinado a incrementar o conhecimento sobre oliveiras no Estado. A iniciativa conta ainda com a participação do Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura (Pró-Oliva).

O pacto foi concluído durante reunião na sede da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, na Região Sul do Estado, nesta quarta-feira, 26, com a presença do presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, e o chefe-geral da unidade da Embrapa, Waldyr Stumpf Júnior.

Investimento em pesquisa foi uma meta definida pelo setor de olivicultura para 2025, durante a 47ª Expointer, em agosto do ano passado. Na terça-feira, 25, Fernandes e o secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, anunciaram a intenção de implantar um centro de referência para a olivicultura gaúcha em Hulha Negra, também na Região Sul, em uma área de 200 hectares pertencente ao Estado.

Veja Também