O presidente do Instituto Nacional do Leite do Uruguai (Inale), Ricardo De Izaguirre, classificou de “acusação lamentável” a justificativa do Brasil para suspender a importação de produtos lácteos uruguaios. A medida, anunciada nesta terça-feira, valerá enquanto autoridades brasileiras investigam se os produtos de origem do leite são, de fato, produzidos no Uruguai.
Izaguirre disse ao jornal uruguaio El País que em 2016 vendeu-se mais leite que a produção, porque havia estoque de 2015.“A triangulação implica importar leite de outro país, coisa que o Uruguai não faz, processar e vender como produto pronto dentro do Mercosul”, afirmou ele, negando também que o país sul-americano importe leite da Nova Zelândia “nem de nenhum outro país”.
O ministro da Agricultura brasileiro, Blairo Maggi, afirmou que setores reclamam da quantidade e leite importado do Uruguai, alegando que a produção seria insuficiente para exportar a quantidade que chega ao Brasil.
Instituição uruguaia vê como lamentável suspensão da importação do leite
Presidente do Inale afirma que produção de lácteos de 2016 foi grande em razão de estoques de 2015
