Lavouras de trigo se desenvolvem com boa sanidade e atenção a tratos culturais preventivos
Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar analisa evolução das culturas de inverno

publicidade
O clima da última semana não foi muito favorável para o desenvolvimento dos cultivos de inverno no Rio Grande do Sul em relação à luminosidade. No entanto, as chuvas contribuíram para a manutenção da umidade do solo. A queda das temperaturas beneficiou o perfilhamento de lavouras de trigo em estágio inicial, mas preocupa os produtores com áreas em floração. A análise consta do Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado na quinta-feira. Conforme o estudo, a sanidade das lavouras de trigo está satisfatória. Há ocorrência de doenças e necessidade de aplicação de fungicidas para controle preventivo e continua o monitoramento de pragas e doenças.
A área cultivada de trigo é de 1,31 milhão de hectares, com produtividade prevista de 3.100 kg/ha. O desenvolvimento da cultura avançou, e 8% da área está em floração no Estado, mas ainda em menor percentual, se comparado a safras anteriores.
Na região administrativa de Santa Rosa, a área plantada atingiu 290,7 mil hectares. As primeiras lavouras semeadas em maio estão entrando em floração, o que corresponde a cerca de 4% da área. As demais estão em desenvolvimento vegetativo, na fase de perfilhamento ou de alongamento, com aparecimento da folha bandeira. Os produtores estão preocupados com as geadas nas lavouras em fase de espigamento, pois poderão ocorrer danos na formação do grão durante a fase de florescimento. Porém, a avaliação de dano somente é possível quando essas lavouras entrarem em processo de maturação. O aspecto visual das lavouras é considerado bom, assim como a perspectiva de produtividade.
Outras culturas
Aveia branca - O estado fitossanitário das lavouras está satisfatório. As condições ambientais recentes não só permitiram a recuperação dos cultivos, mas favoreceram a ocorrência de ferrugem em algumas regiões, particularmente em lavouras com baixo investimento no controle preventivo. A Emater/RS-Ascar estima área cultivada para produção de grãos de 365,6 mil hectares, e a produtividade está projetada em 2.402 kg/ha.
Canola - As geadas recentes não foram muito intensas e não devem afetar o potencial produtivo dos plantios em estágios reprodutivos. As regiões de Caxias do Sul, Erechim e Soledade apresentam lavouras em estágios mais iniciais. Nas mais tardias, é realizada a adubação em cobertura. São projetados 135 mil hectares cultivados, e a produtividade inicial é de 1.679 kg/ha.
Cevada - De maneira geral, as lavouras apresentam desenvolvimento satisfatório. A projeção de cultivo é de 34.429 hectares, e a produtividade de 3.245 kg/ha. O cultivo ocorre principalmente nas regionais da Emater/RS-Ascar de Erechim, Caxias do Sul, Passo Fundo, Ijuí, Frederico Westphalen e Soledade. Na região de Erechim, as primeiras áreas implantadas estão iniciando a fase de espigamento, o que corresponde a aproximadamente 7% dos cultivos. Em função da ocorrência de chuvas e do retorno de condições de umidade ao solo, os produtores realizaram as aplicações de adubação nitrogenada nas áreas semeadas, no final do período de plantio. Segue o monitoramento de pragas e doenças.