Mais quatro municípios registram incidência de palometas

Mais quatro municípios registram incidência de palometas

Se as condições estiverem favoráveis, esses animais poderão chegar inclusive ao Lago Guaíba

Carolina Pastl*

publicidade

Mais quatro municípios gaúchos registraram a ocorrência de palometas na bacia hidrográfica do Jacuí nos últimos dias, de acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Desta vez, no entanto, parte da incidência foi em afluentes do rio Jacuí, o Vacacaí e o Taquari. Os municípios que alertaram novos casos foram Triunfo, Restinga Seca, Santa Margarida do Sul e Estrela. Até o momento, o levantamento oficial é de que nove municípios estão sendo afetados pela espécie invasora. Além de possíveis perdas biológicas, já que as palometas não têm predadores, pescadores já têm relatado prejuízos financeiros, como a redução do volume de peixe fisgado.

De acordo com o analista ambiental do Ibama, Maurício Vieira de Souza, se as condições estiverem favoráveis, esses animais poderão chegar inclusive ao Lago Guaíba.

Nativa da bacia do rio Uruguai, ainda não se sabe como a palometa veio parar no Jacuí. A suspeita é de que o deslocamento seja por meio de canais de irrigação e outros afluentes.

*Sob supervisão de Elder Ogliari


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895