Rural

MST ocupa fazenda em Eldorado do Sul

Propriedade foi classificada em fevereiro pelo Incra como improdutiva

MST ocupa fazenda em Eldorado do Sul
MST ocupa fazenda em Eldorado do Sul Foto : Eduardo Paganella / Rádio Guaíba / Especial / CP
Cerca de 350 pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Rio Grande do Sul (MST/RS) ocuparam uma fazenda em Eldorado do Sul, na região Metropolitana durante a madrugada desta terça-feira. O grupo entrou na propriedade Tio Faustino, que tem quase 400 hectares, de acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria (Incra).

O acesso à fazenda fica na Estrada Cruz das Almas – entre os kms 135 e 136 da BR 290. Segundo o MST, a área está abandonada há mais de oito anos e é totalmente improdutiva. Em fevereiro deste ano, o Incra comunicou que a fazenda Tio Faustino foi classificada como uma grande propriedade improdutiva. Os donos e herdeiros da propriedade não foram localizados pelos agentes do instituto para serem notificados.

Com a ocupação, os trabalhadores, oriundos de acampamentos do MST nos municípios de Eldorado do Sul e Encruzilhada do Sul, também denunciam os 20 anos de impunidade do Massacre de Eldorado dos Carajás, que matou 19 pessoas no Pará.