Rural

Na abertura da Fenarroz, ministro fala sobre renegociação de dívidas dos produtores

Blairo Maggi visitou pela primeira vez uma lavoura de arroz irrigado

Diretor executivo do Correio do Povo, Cleber Nascimento Dias, prestigiou a abertura da Fenarroz
Diretor executivo do Correio do Povo, Cleber Nascimento Dias, prestigiou a abertura da Fenarroz Foto : Alina Souza
Recebido com entusiasmo em Cachoeira do Sul, durante a abertura oficial da 19ª Fenarroz, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, informou que o Banco do Brasil já está autorizado a iniciar a renegociação de dívidas dos produtores de arroz que tiveram prejuízos na última safra em função do excesso de chuvas. A prorrogação das parcelas de custeio e investimento por até quatro meses e a renegociação do restante dos compromissos para pagamento em até cinco anos estão previstos no Manual de Crédito Rural. Maggi destacou a necessidade de que as situações sejam analisadas caso a caso.




“Não será executado nenhum produtor rural neste período”, prometeu o ministro, referindo-se à negociação. Conforme Maggi, 78% dos financiamentos de produtores atingidos estão vinculados ao Banco do Brasil. Segundo o superintendente do Banco do Brasil, Edson Bündchen, as agências devem começar a receber as orientações para os procedimentos de prorrogação a partir de segunda-feira. Para produtores com financiamentos em outros bancos, a repactuação ainda depende de resolução específica do Banco Central.

Conhecido como o “rei da soja”, Maggi visitou pela primeira vez uma lavoura de arroz irrigado. O ministro esteve na Fazenda da Guajuvira, de Paulo Menezes, onde acompanhou parte da colheita do grão, que está em fase final. “Estou com dó do lavoureiro”, disse, referindo-se às dificuldades que a cultura oferece a todos os arrozeiros.