Parque receberá 18 raças na feira

Parque receberá 18 raças na feira

Expointer Digital terá cerca de mil animais em Esteio e poderá ser vista de casa, pela Internet

Por
Nereida Vergara

Neste ano, o evento não estará aberto para visitação do público em geral


publicidade

Dezoito raças vão participar da Exposição Estadual de Animais na Expointer 2020 Digital, que ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, de 26 de setembro a 4 de outubro. Segundo o presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Leonardo Lamachia, o número de animais inscritos, que se aproximava de 1 mil até o final da tarde de ontem, será conhecido hoje. Na 42ª Expointer, em 2019, foram inscritos 3.975 animais de argola (categoria que participa de provas e concursos).

Serão quatro raças de bovinos (Simental, Simbrasil, Holandês e Charolês), três de equinos (Crioulo, Quarto de Milha e Árabe) e as demais de ovinos (entre elas Texel, Corriedale, Poll Dorset e Hampshire Down). Não foram inscritas aves porque não houve autorização sanitária para levá-las ao parque.

O presidente da Febrac disse que o número de inscrições surpreendeu – inicialmente eram esperadas 12 raças –, sobretudo quando se considera as dificuldades econômicas dos pecuaristas que, neste ano, além da pandemia, também sofreram com os efeitos da estiagem. O dirigente destacou que os julgamentos de ovinos e bovinos ocorrerão ao longo da feira, sempre das 8h30min às 15h. A partir deste horário, estão previstas as atividades dos cavalos Quarto de Milha e Árabe. No caso dos cavalos Crioulos, as atividades podem se estender pelo dia inteiro.


Além da tradicional final do Freio de Ouro, dia 27, durante a Expointer Digital também ocorre o Congresso Brasileiro do Cavalo Quarto de Milha. “Nesta quarta-feira teremos a grade de programação para que o espectador saiba que canais acessar para assistir a esses evento”, completou Lamachia.