RS apreende contrabando de agrotóxicos suficiente para 10 mil hectares

RS apreende contrabando de agrotóxicos suficiente para 10 mil hectares

Substâncias fabricadas na China entraram no país através de Uruguai e Paraguai

Carlos Bindé / Correio do Povo

publicidade

Servidores da Secretaria de Agricultura apreenderam agrotóxicos contrabandeados do Uruguai e Paraguai suficientes para vaporizar em 10 mil hectares, no interior do Rio Grande do Sul. Os materiais foram recolhidos em duas propriedades rurais do município de Jóia e em outras duas de Tupanciretã, na área de Santa Tecla. As apreensões aconteceram na terça e quarta, durante fiscalização de rotina dos fiscais dos dois municípios.

O agrônomo e fiscal da Secretaria de Agricultura, Luiz Augusto Dettmann, destaca que foram apreendidos principalmente herbicidas e fungicidas para a cultura de trigo, de fabricação chinesa. No entanto, também foram encontrados inseticidas para outras plantações. A quantidade seria suficiente para 10 mil hectares de área plantada de milho, soja e trigo.

Os produtos foram encontrados em galpões, garagens e até prontos para utilização em maquinários em propriedades de grandes agricultores, que plantam entre 900 e 3 mil hectares. Os proprietários, segundo o fiscal, não se manifestaram sobre a maneira como conseguiram as substâncias químicas.

Aqueles que foram flagrados vão responder processo administrativo na Secretaria Estadual da Agricultura. O valor da multa é fixado por uma junta administrativa e, geralmente, pune em mais de R$ 30 mil. O caso também vai ser encaminhado para a Polícia Federal e Receita Federal, o que poderá resultar em denúncias por crimes de contrabando e descaminho.

Bookmark and Share

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895