RS investe em tecnologia para auxiliar produtores rurais com eventos climáticos

RS investe em tecnologia para auxiliar produtores rurais com eventos climáticos

Em parceria com a AtmosMarine, o Simagro-RS utilizará ciência para antever fenômenos de maneira mais precisa e localizada

Vítor Figueiró

RS investe em tecnologia para auxiliar produtores rurais com eventos climáticos

publicidade

Os eventos climáticos estão impactando diversos setores da economia do Rio Grande do Sul e em especial o agronegócio. Com isso, o governo do Rio Grande do Sul, através do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), investiu em tecnologia para auxiliar os produtores rurais na previsão de eventos climáticos.

A tecnologia foi apresentada em painel da South Summit e está sendo desenvolvida em parceria com a Atmos Marine. "Somente o RS terá este sistema no Brasil. Ele usa a ciência para desenvolver produtos ao setor agropecuário. É transformar a previsão do tempo em um produto que dá suporte ao agricultro", disse o meteorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Flávio Varone.

Desenvolvedores do projeto pela Atmos Marine, Ronaldo Palmeira e Luiz Felipe do Carmo, explicaram como o programa deverá funcionar. "Todos os centros mundiais utilizam. Ele se utiliza de modelos matemáticos trabalhados por inteligência artificial. Ele está adaptado para o agro", garantiu Palmeira.

Varone revelou que a parceira não é serviço e sim de tecnologia. "Caso se encerre a parceria, a tecnologia é do governo do RS", disse. "O produto será público e todos vão poder acessar", finalizou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895