Secretaria da Agricultura facilita adesão ao Peaf e regulamenta selo Sabor Gaúcho

Secretaria da Agricultura facilita adesão ao Peaf e regulamenta selo Sabor Gaúcho

Essas e outras ações foram implementadas com publicação de Instrução Normativa

Correio do Povo

IN também facilita inscrições para as feiras apoiadas

publicidade

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) publicou nesta terça-feira (7) Instrução Normativa que facilita a adesão ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar do Estado do Rio Grande do Sul (Peaf) e regulamenta o selo Sabor gaúcho, além de fomentar ações conjuntas da Secretaria com a Emater/RS-Ascar; implantar um software para gestão e operacionalização do Peaf; e centralizar na Seapdr as inscrições para as feiras apoiadas.

A finalidade das ações é diminuir a burocracia, como diz Ricardo Núncio, chefe da Divisão de Agroindústria Familiar do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria da Seapdr. “A ideia é dar uma oxigenada no Peaf e modificar os procedimentos entre a Emater/RS-Ascar e a Seapdr, para evitar retrabalho e facilitar o cadastro de agroindústrias”, afirma.

“Há uma inclusão das agroindústrias cadastradas, mas não há um monitoramento para sabermos se elas estão operantes”, explica Núncio. Segundo ele, essas ações são importantes inclusive para estabelecer melhorias na qualidade dos produtos e comprar equipamentos. “É importante dar esse suporte, inclusive para as feiras municipais e regionais das quais as agroindústrias participam. Por isso a gente precisa dessa atualização permanente, nem que seja anual, através de seminários no interior”, finaliza.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895