Secretaria inicia coleta dados para Observatório de Turismo

Secretaria inicia coleta dados para Observatório de Turismo

Ideia é identificar perfil e procedência de visitantes da 54a Expointer para orientar decisões de investimentos

Correio do Povo

publicidade

Projeto conduzido pela Secretaria Estadual de Turismo, o Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul começará a ganhar forma na 45ª edição da Expointer, que ocorre deste sábado a 4 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A iniciativa busca reunir dados econômicos e sociais sobre o turismo no Estado para dar respaldo a decisões políticas, com painéis de informações e relatórios bimestrais, e os primeiros números serão captados ao longo da feira agropecuária.

Por meio de contatos com empresas dos setores de transportes e hospedagem, o projeto investigará de onde vêm os turistas que visitam o Rio Grande do Sul no período da Expointer. “Com isso, será possível identificar as tendências a fim de traçarmos as melhores estratégias para qualificar a oferta turística, trabalhando em parceria com a iniciativa privada”, diz o secretário de turismo, Raphael Ayub, em nota.

A partir de detalhes sobre o perfil dos turistas, será possível direcionar os recursos públicos com mais eficiência, segundo o economista da Secretaria de Turismo, Antônio Pedro Lima. Ele observa que, em 2020, por exemplo, o setor empregava mais de 90 mil pessoas no Estado. “É importante ver os eventos turísticos como investimento, e não como um custo”, observa.

Um exemplo de evento turístico com impacto econômico, destaca a secretaria, foi a edição deste ano do Festival Internacional de Balonismo de Torres, realizado no feriado de 1º de maio no litoral do Estado. Com a maior parte do público presente proveniente do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a atração gerou 500 empregos diretos e registrou 100% de ocupação da rede hoteleira.


 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895