Com duração de cinco dias, entre segunda-feira, 10, e sexta-feira, 14, a 37ª edição do Show Rural Coopavel registrou recorde de público nos três primeiros dias do evento, em comparação com o mesmo período da realização anterior, em 2024. O Show Rural, que abre o calendário nacional dos grandes encontros do agronegócio, ocorre em Cascavel, no oeste paranaense, a 506 quilômetros de Curitiba.
Na quarta-feira, 12, 112.498 pessoas ingressaram no parque de 72 hectares que abriga o Show Rural. É o recorde da feira, superando em 3,12% os 109.091 visitantes da quarta-feira da edição do ano passado, a maior marca atingida pela feira.
Ao longo da quarta-feira, desde a abertura dos portões às 8h, era visível o grande crescimento de público em relação aos dois primeiros dias, com enorme aglomeração de pessoas nos 18 quilômetros de ruas do parque.
No único restaurante do local, as filas de acesso se estendiam por dezenas de metros. O refeitório permaneceu lotado durante as cinco horas de funcionamento, apesar de oferecer atendimento simultâneo para até cinco mil pessoas.
“Estamos aguardando de 50 a 60 ônibus”, disse o diretor-secretário do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Cezar Vallini, na quarta-feira, com a casa da entidade no Show Rural totalmente lotada com a presença de famílias de agricultores.
Na terça-feira, segundo dia, o público foi de 84.086 visitantes, novo recorde para uma terça-feira. Na terça de 2024, o parque recebeu 83.280 pessoas. A segunda-feira, 10, primeiro dia da 37ª edição, recepcionou 56.510 pessoas, superior ao público do primeiro dia de visitação oficial do ano anterior, quando 55.356 visitantes estiveram em Cascavel para conhecer as novidades dos expositores. Os três primeiros dias desta edição de 2025 somaram 253.498 visitantes.
No ano passado, os três primeiros dias, juntos, alcançaram 247.727. A diferença chega a 5.771 pessoas. Além de comitivas de estados brasileiros, a feira recebe grandes grupos provenientes de países como Argentina e Paraguai, com fronteiras distantes cerca de 140 quilômetros desde Cascavel, ou até mais distantes, como Bolívia.
Características próprias
O Show Rural é uma feira com características próprias, que distinguem o evento de outros do agronegócio brasileiro. Com foco em tecnologia e inovação, a programação não inclui apresentações de sertanejos, ou de artistas de qualquer outro gênero musical, nem atrações de gastronomia ou auditórios para palestras com nomes consagrados. Não há venda ou consumo de bebida alcoólica e, nos estandes de empresas, não há mulheres seminuas para estimular a visita da clientela predominantemente masculina do agro.
O público excepcional da quarta-feira confirmou outro aspecto marcante do Show Rural. Lotado ou não, o parque garante conforto aos visitantes, desde a limpeza exemplar de banheiros (muito bem distribuídos) e ruas à manutenção de logradouros que servem de local de descanso para dezenas de pessoas, sob a agradável sombra de pérgulas totalmente cobertas com plantas trepadeiras.
Oito quilômetros de ruas são cobertas e, às vezes, até irrigadas por borrifadores de água, providência muito importante para uma feira que ocorre no verão. Além disso, há os belos jardins com 12 variedades de flores, cujas mudas são produzidas no próprio parque. Com livre acesso ao público, os canteiros permanecem intocados.
“Em geral, as pessoas respeitam”, diz o monitor paisagístico da Coopavel, Silvestre Pietroski, 47 anos, que coordena uma equipe de dez pessoas, reforçada com mais quatro colaboradores durante o evento, para manter as áreas livres em perfeitas condições. O trabalho é realizado ao longo de todo o ano.
“O grande desafio é assegurar que uma planta de primavera esteja bem florescida no verão. Tivemos de adaptá-las para isso”, diz Pietroski.
