Voluntariado e campanhas de doação buscam assegurar produção no campo

Voluntariado e campanhas de doação buscam assegurar produção no campo

Postos de recebimento e distribuição de donativos atendem propriedades rurais do Vale do Taquari e entorno

Correio do Povo

Em Teutônia, propriedade rural centraliza recebimento e distribuição de doações

publicidade

Uma mobilização nacional a partir da catástrofe do clima no Rio Grande do Sul está garantindo insumos para nutrição de rebanhos da produção leiteira. No interior de Teutônia, uma propriedade rural tem centralizado o recebimento e a organização da logística para distribuição de doações que chegam de todo o país a partir de campanhas em prol dos produtores gaúchos.

Na localidade de Linha Wink, o produtor rural Jonas Joel Müller coordena o trabalho voluntário e colocou sua propriedade como base para receber e distribuir as doações para a alimentação animal. A localização estratégica da granja e a facilidade de acesso para veículos de grande porte facilita o recebimento diário de caminhões e carretas com silagem, pré-secado, feno, rações e outros concentrados para os produtores afetados no Vale do Taquari e regiões vizinhas. As doações vêm de produtores locais e de estados como Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.

“Esse trabalho facilita que os donativos cheguem às propriedades dos produtores rurais. A doação de todos é muito importante. As primeiras duas semanas foram de trabalho árduo, sem hora para começar ou para terminar, um grande desafio, mas por trás de tudo isso há uma motivação maior, que é o auxílio aos produtores rurais”, diz Müller.

Cargas de silagem, pré-secado, feno e rações são destinadas a produtores no Vale do Taquari e regiões vizinhas | Foto: Leandro Augusto Hamester/Divulgação/CP

A ação une voluntários, empresas e entidades, com apoio de profissionais da área técnica no controle e identificação das necessidades do campo.

“O trabalho tem repercutido positivamente, o que amplia os volumes de doações recebidas. A partir disso também foram criados novos braços, como em Arroio do Meio e Lajeado, que são pontos alternativos, facilitando a logística, já que temos muitos problemas nas rodovias da região, com muitos bloqueios”, explica.

Entre os parceiros, a cooperativa de crédito Sicoob São Miguel tem desenvolvido e participado de ações solidárias e de apoio aos cooperados. Recursos do Instituto Sicoob estão sendo investidos na compra de donativos e também para auxiliar no pagamento de despesas com logística, além da aquisição de bolas de feno de cooperados para doação a produtores rurais com dificuldade.

A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) recebe os contatos para as doações, apoiada por técnicos da Emater, prefeituras e sindicatos. Caminhões de diversas regiões do país têm chegado com doações para os pontos centrais, que depois redistribuem aos produtores atingidos.

“É um trabalho que precisa ter continuidade, pensando no longo prazo, sabendo que a necessidade do campo se estenderá por um longo período. Todo auxílio é muito bem-vindo, inclusive quem tiver áreas de terra disponíveis para o plantio das culturas de inverno para atender às necessidades dos produtores em dificuldade”, conclui Müller.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo fone/WhatsApp (51) 99926-7117.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895