Economia

Como Hannover conecta as cadeias da inovação

O parque tecnológico gaúcho reforça seu papel como porta de entrada para parcerias globais

Reunião de integrantes do governo de Turíngia, região da Alemanha, com os representantes do Tecnosinos, na feira
Reunião de integrantes do governo de Turíngia, região da Alemanha, com os representantes do Tecnosinos, na feira Foto : Mauren Xavier / Especial / CP

É impossível andar pelos corredores da feira de Hannover e não se surpreender com os produtos apresentados. São máquinas, equipamentos de alta precisão, sistemas com tecnologia de ponta. Mas há uma outra Hannover também. A que conecta. Essa não pode ser tão bem identificada visualmente. Mas ocorre intensamente nas conversas.

Um exemplo do êxito dessas conexões ocorreu na tarde desta quinta-feira, com a reunião de integrantes do governo de Turíngia, região da Alemanha, com os representantes do Tecnosinos, na feira, para discutir parcerias.

O contato inicial ocorreu durante uma conversa informal entre os visitantes, enquanto circulavam entre os pavilhões da feira. Segundo o diretor do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, essa articulação é um dos fatores que justificam a presença do parque tecnológico na feira. “Dentro do ambiente da inovação, o parque tem a função de ser uma porta de entrada para negócios e parcerias. E estar na feira permite conexões inéditas”, destacou. O encontro surtiu efeito. Uma comitiva de Turíngia irá a São Leopoldo em novembro desse ano.

Veja Também

Vitrine Internacional

Entre as startups brasileiras presentes na feira, duas representam bem o ambiente da inovação na prática e a possibilidade de interconexão. Diretor da Trindtech, de Gravataí, Diraci Trindade da Silva buscou em Hannover ampliar a abrangência da empresa, focada no desenvolvimento de recursos humanos na área da inovação.

Assim, a plataforma da empresa, que foi originária no parque tecnológico de São Leopoldo, faz o mapeamento do perfil dos profissionais e a projeção de liderança no segmento. Além disso, pode munir de informações a área acadêmica para pensar na formação das futuras gerações de profissionais.

Na mesma linha está a Endelevo, startup que nasceu no Tecnosinos e participou de Hannover. O executivo da empresa, João Vitor Freire, aponta a presença como passo fundamental na internacionalização do negócio. “Estamos desde 2025 fazendo contatos, porém, a presença aqui facilita as conexões com profissionais de tomada de decisão e avançar de forma acelerada”, pontuou.

Confira a cobertura completa da Hannover Messe

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio