Presente com três fábricas no Rio Grande do Sul, em Horizontina, Montenegro e Canoas, a John Deere, empresa global de equipamentos para os setores agrícola, busca expansão no Estado, e recentemente, inaugurou a nova unidade em Canoas, na Região Metropolitana, onde o carro-chefe será a produção do novo pulverizador da marca, o modelo 1025E.
“É um pulverizador com a tecnologia mais de ‘entrada’, mas um pulverizador de alta capacidade feito para as condições do nosso país, principalmente por regiões com uma maior declividade, onde você exige uma máquina mais compacta, com maior nível de manobras", descreveu Rodrigo Bonatto, vice-presidente de Vendas e Marketing para a América Latina. O equipamento é fruto do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Indaiatuba (SP).
O executivo destacou o pulverizador e outras máquinas da marca na coletiva de imprensa que ocorreu nesta segunda-feira, 23, na Casa John Deere, em Campinas (SP), para apresentar os lançamentos de 2026 da fabricante.
Impactos no mercado gaúcho
No evento, o executivo reconheceu a situação delicada e os impactos pelos quais os produtores gaúchos estão passando, com as dívidas e os sucessivos eventos climáticos extremos.
“O Estado é muito importante dentro da nossa estratégia, e é uma lástima o que sofreu nos últimos cinco anos. O endividamento dos produtores locais é uma realidade. E é importante que a gente esteja cada vez mais parceiro desses produtores no Estado, com essa visão realmente da sustentabilidade do negócio. A gente precisa estar junto com eles, ajudando nesse momento”, afirmou Bonatto.
Desde o início de março, a fabricante concedeu férias coletivas a funcionários da fábrica de Horizontina, no Noroeste do Estado. E a partir de 1º abril, a empresa iniciará período de layoff, a suspensão de forma temporária os contratos de trabalho de mais de 100 pessoas. A fábrica é a primeira da John Deere no Brasil, considerada referência na produção de colheitadeiras de grãos e plantadeiras.
Na avaliação do executivo, situações como essa são causadas por adaptações aos ciclos do mercado. “Neste momento nós estamos vivendo esse ciclo não só no Brasil. Essa readequação é dos mercados globais. E nós temos que fazer os ajustes”, justificou. Ele acrescenta que, da mesma maneira, há também ondas de contratação.
Ao mencionar a Expodireto Cotrijal, feira realizada recentemente em Não-Me-Toque, disse que os negócios foram aquém da edição anterior, mas que refletem a realidade do produtor.
“São números que realmente traduzem a situação desse Estado em específico, mas com esse otimismo pelo que vem pela frente. É interessante que os produtores estão vindo à busca de tecnologia, não necessariamente à compra do equipamento, mas atualização. Muito mais nesse sentido de planejamento e de busca de aperfeiçoamento no uso dos dados do que propriamente na compra e aquisição de equipamentos”, reconheceu.
Ainda considerou a oscilação do mercado, com as altas taxas de juros e o valor da Selic, e neste contexto a importância de se ter visão a longo prazo.
“Nós não podemos ter a nossa rede de concessionários estocada. Isso não é saudável para o nosso negócio, e tendo a rede de concessionários mais leve, em termos de ativos, nós conseguimos diminuir os custos de operação dos nossos funcionários. Consequentemente, a gente diminui o preço de aquisição dos produtores.”
No Estado, a empresa busca apostar em regiões em que é possível equilibrar a produção. Em Montenegro a fábrica produz linhas de tratores de 50 a 500 cv. “Isso traz flexibilidade e atende também os nichos e mudanças de mercado”, explicou Bonatto. O mercado de tratores utilitários, entende, está com uma demanda positiva no país.
Iniciativa com biodiesel
Foi mencionado no evento também o crescimento dos testes com biodiesel em máquinas do Brasil, com participação do Estado. Bonatto revelou que os testes são normativos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de como utilizar e ampliar o uso do biocombustível. Entre as parcerias, está a Be8, no Rio Grande do Sul, empresa brasileira líder no mercado de biodiesel, com unidade em Passo Fundo. “Isso pode ajudar o país na nossa hegemonia sobre a energia vinda do agro, mas, também, a gente pode trabalhar diversos aspectos desse uso desse combustível com a redução de CO2”, disse. Ele esteve no Estado para visitar a empresa.
Avaliação do acordo UE-Mercosul
A fabricante também avaliou os possíveis impactos do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. De acordo com o executivo, o cenário ainda é de projeções. “Não existem ainda resultados reais de exportação ou importação sobre isso. Nesse momento, nós estamos analisando o que tudo isso significa para que a gente possa, sim, trabalhar com essa questão, tanto de trazer produtos para o país quanto de exportação de produtos”, afirmou.
Inovações em tratores de alta potência e pulverizadores
Em Campinas, na Casa John Deere, a empresa também apresentou os lançamentos de 2026, com renovação do seu portfólio de plantio e pulverização. O evento reúne, nesta semana, representes do agronegócio para apresentar mais de 20 inovações, incluindo a nova linha de tratores 8R e os pulverizadores da Série 400. Entre as inovações, estão novos tratores de alta potência da série 8R, combinando com a família das plantadeiras 3100FT e DB transportável, além dos pulverizadores e distribuidores de nutrientes sólidos da série 400R.
O portfólio também contempla soluções versáteis para propriedades de menor porte, como a família de tratores 5M, o trator 3041E e os pulverizadores 1025E. Completa o conjunto a colheitadeira S4, que passa a integrar a linha de máquinas inteligentes lançada em 2025.
Principais lançamentos
Plantio
Tratores de alta potência modelo 8R
Modelos 440, 490 e 540,
Potência de até 634 cavalos
Motor de 13,6 litros
Plantadeira DB Transportável
3,2 metros de largura
Reduz em mais de 90% o período de preparação
Família 1200 FT
Plantio flexível para pequenas e médias propriedades
Configurações de 12 a 17 linhas
Maior precisão mesmo em solos irregulares
Pulverização
Série 400R de pulverizadores e distribuidores de nutrientes sólidos
Novos modelos 430R, 440R e 400R ND
Velocidades de até 40 km/h
Redução de 10% no tempo de abastecimento do tanque de solução
See & SprayTM
Aplica produtos apenas onde há presença real de plantas daninhas
Economia média de 50% no uso de defensivos
Distribuidor de nutrientes sólidos 400R DN
Caixa com capacidade de 6 m3
Pulverizador 230M
Barra de 30 metros em aço
Pulverizador 1025E
maior capacidade de rampa para terrenos declivosos, e facilidade de manobra em
cultivos delicados
Colheita
Nova plataforma de milho CR
Fabricada em Horizontina
Versões de 12 a 27 linhas
Automatiza a abertura das placas destacadoras
Automação da velocidade do eixo traseiro da plataforma
- Praticamente todo o tabaco foi colhido e 20% já comercializado
- Azeite de oliva gaúcho em coquetéis do South Summit Brazil
- Febrac reforça apoio ao avanço da rastreabilidade bovina no RS
