Rural

Condições do tempo no RS favorecem o moranguinho

Dias ensolarados foram registrados nas principais regiões produtoras do Estado

Em Pelotas, a fase é de implantação das primeiras mudas que apresentam ótimo desenvolvimento
Em Pelotas, a fase é de implantação das primeiras mudas que apresentam ótimo desenvolvimento Foto : Elise Azambuja Soares / Emater/RS-Ascar / CP

Em fase de plena produção, o morango foi favorecido por dias ensolarados nas principais regiões que cultivam esta fruta no Rio Grande do Sul. Tanto é que a baixa temperatura e a geada registrada no dia 28 de abril não comprometeram a emissão de flores, o pegamento e o amadurecimento de frutos. As informações são do Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, o pequeno volume de frutas colhidas ocorre principalmente em lavouras de um ano. Já estão sendo colhidos os primeiros frutos das plantas inseridas em fevereiro e março, oriundas da Espanha. O volume, nesta época do ano, está menor devido à genética das plantas e ao período de renovação nos ambientes de cultivo.

Na região de Pelotas, os produtores de morango estão em fase de implantação das primeiras mudas recebidas, que apresentam ótimo desenvolvimento. Continua a limpeza das mudas de anos anteriores e as reformas das estruturas das estufas, além dos preparos das novas estufas para o recebimento de mudas. O preparo dos canteiros, tanto para o cultivo a campo quanto em bancada, também é realizado pelos produtores de morango na região de Santa Maria. Muitos encomendam mudas do comércio local, e oriundas do Chile.

Na região de Santa Rosa, a cultura do morango se encontra na fase de transplantio de mudas novas, as quais, em sua maioria, são importadas da Patagônia Argentina ou da Espanha. As plantas remanescentes da safra anterior apresentam baixa produtividade. Já na região de Soledade, as chuvas e a alta nebulosidade prejudicaram o crescimento de mudas recém-transplantadas, bem como de plantas de segunda safra (em fase vegetativa/reprodutiva). Os produtores ainda estão implantando novas áreas.

Outras frutas

A única área cultivada com bananas na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa apresenta boa oferta de frutos. No entanto, o abastecimento do mercado local segue sendo realizado por fruteiros de outras regiões, limitando a participação da produção municipal.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, a colheita do caqui está em fase final, e os pomares apresentam bom desempenho produtivo e frutos de calibre e qualidade satisfatórios. A geada ocorrida no final de abril causou danos pontuais em pomares cultivados em locais mais frios, com queimaduras de folhas e de frutos. Apesar do aumento da umidade, não houve maiores problemas relacionados à doença antracnose. As próximas semanas ainda serão marcadas pela comercialização de frutos armazenados em câmaras frias do município e região. Na região de Soledade, está em fase final a colheita do caqui Fuyu.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Pelotas, o período é de planejamento e preparação de novas áreas a serem plantadas neste ano com pêssego e ameixa. É realizada aplicação dos corretivos indicados pelas análises de solos e a implantação de plantas de cobertura de solo. Os viveiristas relatam que não há mais mudas disponíveis para este ano, e que as encomendas se concentram especialmente nas cultivares Jaspe e Eldorado.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim, os produtores de uva estão realizando a implantação de cobertura de solo, controle de cochonilhas e a limpeza de ramos afetados por doenças fúngicas.

Veja Também