Rural

UFSM abre 60 vagas gratuitas para o Curso Técnico em Fruticultura a distância

Colégio Politécnico une 75% de ensino a distância com encontros presenciais aos sábados, dias de campo, viagens de estudos e visitas técnicas

Colégio Politécnico reúne aproximadamente seis hectares de área produtiva
Colégio Politécnico reúne aproximadamente seis hectares de área produtiva Foto : UFSM / Divulgação / CP

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) abriu inscrições para o Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Subsequentes 2027, e entre as ofertas está o Curso Técnico em Fruticultura, na modalidade a distância, com 60 vagas gratuitas no Colégio Politécnico. As inscrições seguem até 3 de novembro de 2026, pela página oficial do processo seletivo, e o ingresso está previsto para o primeiro semestre letivo de 2027.

São 1.200 horas distribuídas em quatro semestres letivos, sendo 75% da carga horária na modalidade a distância, apoiada no ambiente virtual Moodle, e 25% em atividades presenciais, desenvolvidas preferencialmente em alguns sábados durante o semestre letivo, no polo de Santa Maria.

O Setor de Fruticultura do Colégio Politécnico reúne aproximadamente seis hectares de área produtiva com mais de 15 espécies frutíferas diferentes. Além disso, soma-se ao curso o Grupo de Estudos de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos em Solos (GEPACES) do Centro de Ciências Rurais (CCR) da UFSM com pesquisas aprofundadas na área de Fruticultura.

A metodologia prevê visitas técnicas a empreendimentos da cadeia produtiva, viagens de estudos para outras regiões produtoras de frutas, participação em feiras, dias de campo, minicursos, palestras e seminários integradores, nos quais os estudantes levam problemas concretos de suas regiões para análise coletiva e proposição de soluções.

Como participar

A seleção é definida pelo Edital n. 049/2026 CEBTT/PROGRAD. Podem concorrer candidatos que tenham concluído o Ensino Médio até a etapa de Confirmação de Vaga. Metade das vagas é destinada ao Sistema de Cotas, conforme a Lei n. 12.711/2012, para quem cursou integralmente o Ensino Fundamental em escola pública ou em escola comunitária da educação do campo conveniada com o poder público, contemplando ainda candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e critérios de renda.

Havendo mais inscritos do que vagas, a classificação ocorre por prova objetiva de 50 questões. Caso o número de inscritos seja inferior ao de vagas, os candidatos ficam dispensados da prova e a seleção é feita por sorteio público.

Veja Também