Como deixar de lado a procrastinação para iniciar o ano fazendo exercícios físicos

Como deixar de lado a procrastinação para iniciar o ano fazendo exercícios físicos

Especialista recomenda começar devagar e aumentar progressivamente o nível e o tempo de exercícios

Correio do Povo

Apenas 20 a 25 de minutos de atividades diárias já contribuem para melhora da saúde

publicidade

Com a chegada do novo ano, as pessoas começam a colocar em prática suas metas para 2024. Isso acontece em várias áreas, principalmente em relação ao cuidado com o corpo e a saúde. Fazer dieta, marcar consultas médicas e realizar exercícios físicos costumam ser algumas das atitudes de início de ano, já que o sedentarismo e a procrastinação muitas vezes andam lado a lado. Cumprir a meta de entrar na academia, por exemplo, pode ser um desafio para muitos.

Mas correr atrás do prejuízo logo na saída não resolve. Quem nunca levantou peso, por exemplo, não pode entrar na academia e colocar uma carga em excesso. Quem nunca correu não deve fazer um exercício de explosão, pois, ao invés de ajudar, pode prejudicar a saúde. Pensando nisso, o professor de Medicina do Esporte Raphael Einsfeld dá dicas para quem quer iniciar uma rotina de atividades físicas sem traumas e sem riscos.

Segundo o especialista, que também é coordenador de Medicina do Centro Universitário São Camilo, existe um pequeno passo para quem quer iniciar o ano de bem com a saúde. “O número mágico é fazer pelo menos 150 minutos por semana das atividades que a pessoa mais gosta, ou seja, aquela que lhe dá mais prazer. Estudos mostram que apenas 20 a 25 de minutos de atividades diárias, durante seis vezes por semana, já comprovam melhoria para a saúde”, explica.

Entrar na academia se não gosta de musculação ou de esteira pode ser um desincentivo. Além de desmotivar, a pessoa pode parar o condicionamento e voltar a ser sedentário. O importante é fazer algo que goste e que possa entrar na rotina do dia a dia. Além disso, procurar a companhia de alguém para fazer as atividades físicas é uma boa alternativa.

Veja Também

Outra recomendação é começar devagar e aumentar progressivamente o nível e o tempo de exercícios. “Pode começar com 15 minutos, se achar mais conveniente. O importante é aumentar o gasto energético”, diz. Einsfeld também indica o horário da manhã, se possível, para o iniciante se exercitar, como uma forma de evitar a procrastinação. O especialista também alerta para sentir os sinais do corpo e as dores, que indicam a hora de parar.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895