Roberto Alves


Moqueca capixaba: almoço rápido cheio de sabor

Prato típico do Espírito Santo, a moqueca combina peixe fresco, urucum e ingredientes simples em uma receita tradicional perfeita para compartilhar

Moqueca capixaba preparada com peixe fresco, urucum e temperos tradicionais da culinária do Espírito Santo
Moqueca capixaba preparada com peixe fresco, urucum e temperos tradicionais da culinária do Espírito Santo

️É um prato típico do Espírito Santo que mostra como a simplicidade pode resultar em uma refeição cheia de personalidade. A moqueca capixaba é prática, saborosa e perfeita para um almoço especial, mesmo quando o tempo é curto.

O segredo está no uso do urucum, que dá ao prato sua cor característica e um sabor marcante. Tradicionalmente, a receita é servida acompanhada de arroz branco e farofa, formando uma combinação clássica da culinária brasileira.

A moqueca capixaba é um dos símbolos gastronômicos do estado. Preparada tradicionalmente em panela de barro artesanal, ela valoriza ingredientes frescos e técnicas simples, herdadas da mistura de tradições indígenas, africanas e portuguesas que formam a culinária brasileira.

Veja Também

Moqueca capixaba

📝Ingredientes (para 4 porções)

  • 1 kg de robalo em postas (ou outro peixe de carne firme)
  • 4 tomates grandes sem pele e picados
  • 1 cebola grande picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 maço de coentro
  • 1 xícara de azeite de oliva
  • Sal a gosto
  • Urucum a gosto
  • Suco de limão para marinar

🥣Modo de preparo

1️⃣ Tempere as postas de peixe com sal e limão e deixe marinar por cerca de 30 minutos.

2️⃣ Em uma panela de barro, fora do fogo, coloque metade do azeite e espalhe o alho picado. Em seguida, distribua metade da cebola, metade do tomate e uma pitada de sal.

3️⃣ Acomode as postas de peixe sobre os ingredientes e adicione também o líquido que se formou durante a marinada.

4️⃣ Cubra o peixe com o restante da cebola, o restante do tomate e mais uma pitada de sal.

5️⃣ Leve a panela ao fogo alto e deixe cozinhar.

6️⃣ Após cerca de 20 minutos, aqueça o restante do azeite em uma frigideira, dissolva o urucum e despeje sobre a moqueca.

7️⃣ Depois de aproximadamente 30 minutos de cozimento, desligue o fogo e finalize com o coentro picado por cima.

👨🏼‍🍳Dica do chef: Sirva ainda bem quente. Para acompanhar, arroz branco e farofa combinam perfeitamente.

📲Em caso de dúvida sobre as receitas ou sugestões, use o e-mail: roberto@profesta.com.br