Cidades da Região Metropolitana e Vale do Sinos se preparam para fortes chuvas

Cidades da Região Metropolitana e Vale do Sinos se preparam para fortes chuvas

Mau tempo deve ficar mais intenso entre a noite de sexta e a madrugada do sábado

Fernanda Bassôa

publicidade

Diante das condições meteorológicas apresentadas pela Defesa Civil Estadual com a possibilidade de chuvas fortes entre a noite de sexta-feira e madrugada de sábado, que deve atingir especialmente as cidades da Região Metropolitana, Vale do Sinos, Vale do Caí e Litoral Norte, as prefeituras se antecipam, realizando ações preventivas à espera da chegada do novo fenômeno climático. 

São Leopoldo

A prefeitura de São Leopoldo, que teve reconhecida a situação de emergência decretada pelo município em virtude do último ciclone, agora segue atenta com as equipes da Defesa Civil Municipal, aos mapas meteorológicos e informações da Sala de Situação e Monitoramento da Defesa Civil Estadual.

Por determinação do prefeito Vanazzi, todas as secretarias deverão ficar com suas equipes e estruturas preparadas e de sobreaviso, conforme o governo segue monitorando e avaliando periodicamente o avanço e ou confirmação das chuvas. O Corpo de Bombeiros Militar e o Comando do 19º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz) deverão integrar um grupo de força-tarefa para atuar de prontidão em casos de novas cheias do Rio dos Sinos. 

Canoas

O Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil (Eclima) da prefeitura de Canoas está monitorando as condições meteorológicas para a possibilidade de chuva forte a volumosa na cidade. Os prognósticos para o município indicam volumes mais expressivos para esta sexta-feira e sábado e, na próxima semana, entre terça e quarta-feira.

Segundo o órgão, o total de chuva projetada na cidade indica acumulados entre 150 e 200 milímetros, enquanto a média mensal de precipitação para julho é de 163,5 milímetros. “Em poucos dias poderá chover mais que o esperado para todo o mês. Há potencial de transtornos na cidade e a chuva afetará a bacia do Rio dos Sinos, impactando no nível do rio”, descreve o secretário-chefe do Eclima, Aristeu Ismailow. 

Em virtude da possibilidade de transtornos em decorrência da chuva e eventuais alagamentos, a prefeitura de Canoas está organizando uma série de ações preventivas. “Estamos preparados para evitar maiores transtornos. A Casa de Bombas 7 contará com dois geradores, e a Casa 6, com um gerador para suporte em caso de falta de energia.

A prefeitura realizará reuniões com equipes da RGE para tentar amenizar o período da queda de luz, caso isso ocorra”, explica Ismailow. Os ginásios das escolas municipais Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, bairro Fátima) e Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho) já estão preparados para receber famílias, em caso de cheia nas regiões ribeirinhas de Canoas. “É importante que os canoenses continuem acompanhando as redes sociais da prefeitura porque estamos emitindo boletins meteorológicos sobre a real situação”, acrescenta. Em caso de emergência a Defesa Civil deve ser acionada pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193. 

Cachoeirinha

Em Cachoeirinha, foi realizada a primeira reunião da Comissão Permanente de Atuação em Emergências (COPAE), que trata do Plano de Ação de Prevenção, Mitigação, Preparação, Resposta e Recuperação. Conforme o diretor da Defesa Civil municipal, Vanderlei Marcos, o foco do encontro são os eventos climáticos que estão previstos para atingir a Região Metropolitana entre sexta-feira e sábado e entre terça e quarta-feira, com potencial de chover até 100mm, mas não tão intenso quanto o evento anterior. “Entretanto, a COPAE segue o seu trabalho para preparar o governo e a sociedade para novos eventos no futuro”. 

No encontro foi definido que a Guarda Municipal estará com suas equipes de sobreaviso para realizar a segurança nos bairros de risco onde haja possível orientação para evacuação; equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana ficarão de prontidão para atender as demandas de sinalização das vias por obstrução, que possam ocorrer através do evento como quedas de árvores, postes ou alagamentos; a Secretaria de Educação já disponibilizou um espaço onde foi montado um abrigo onde será atendida a população que necessite.

Também foi orientado que as escolas e creches do município que tinham festividades julinas agendas para sábado, fossem transferidas para outra data. A Secretaria da Saúde está organizando suas equipes técnicas para realizar o primeiro atendimento médico à população nos locais atingidos; equipes da pasta da Infraestrutura e Serviços Urbanos iniciaram ainda na quarta-feira a limpeza dos arroios do município, assim como a vistoria e limpeza de bueiros, para melhorar o escoamento das águas, além de executar a poda preventiva dos vegetais que possam gerar algum risco.

Além disso, a Secretaria da Assistência Social e Cidadania está mobilizada com equipes de monitores e assistentes sociais para auxiliar nos locais para acolhimento; a pasta de Planejamento deixará uma equipe de plantão para atendimento imediato nos possíveis dias das intercorrências climáticas e também está fiscalizando as residências com possam causar algum risco aos moradores;  

A Secretaria de Sustentabilidade Trabalho e Desenvolvimento Econômico está trabalhando com urgência na emissão das liberações ambientais para limpeza dos arroios e podas dos vegetais que possam causar algum risco, além de deixar suas equipes do Bem Estar Animal em alerta para auxiliar animais atingidos; equipes da Habitação estão com equipes de sobreaviso para dar suporte às ações; o Gabinete da Primeira-Dama segue os trabalhos referentes à Campanha do Agasalho, de doação de movéis e assistência às famílias já atingidas pelo último evento, ocorrido em junho, e a Defesa Civil monitora junto à Sala de Situação do Governo do Estado e MetSul Meteorologia o evento climático previsto. Na sexta-feira, tão logo obtiver dados de volume de chuva, serão repassados à população, assim como as possíveis áreas de vulnerabilidade, visando que os resultados negativos gerados pelas ocorrências climáticas sejam os mais amenos possíveis. 

Gravataí

A Defesa Civil de Gravataí e demais secretarias de governo já estão de prontidão. Ainda que as projeções meteorológicas indiquem um volume de chuva menor do que o verificado durante a passagem do ciclone extratropical, no dia 16 de junho, o prefeito Luiz Zaffalon convocou reunião para viabilizar uma rede de resposta ágil e eficaz em caso de necessidade para os próximos dias. “É uma ação preventiva, uma mobilização do nosso governo, pensada para dar suporte imediato à população em caso de necessidade. Estaremos de sobreaviso, nossa Guarda Municipal estará disponível 24 horas para chamados de emergência pelo fone 153”, tranquiliza.

Segundo ele, o centro do atendimento em caso de emergência é a Defesa Civil Municipal (51- 99677-5371), que age nos casos onde há necessidade de socorro, remoção de áreas atingidas e análise de risco. Guarda Municipal (153) e Corpo de Bombeiros (193) também podem ser acionados em situações de emergência. 

A Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social também estará preparada. Os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) estão organizados como principais pontos de atenção à população nas demandas por alimentos, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, roupas e calçados. Em paralelo, as equipes do Serviço Social estão aptas para receber, alojar, alimentar e atender os gravataienses, com o apoio da Secretaria da Educação no acolhimento.

As secretarias de Serviços Urbanos, Obras Públicas e Mobilidade Urbana também estão orientadas e preparadas para as limpezas, recolhimentos de descartes e também da desobstrução e reconstrução de ruas, estradas e pontes eventualmente afetadas. Já a Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal disponibilizará um plantão para chamados de emergências (51-99999-5799) que atuará de forma integrada com Defesa Civil e Bombeiros.

Três barcos estarão disponíveis para resgates de pessoas, fauna e animais domésticos que estejam em risco. De forma preventiva, engenheiros, geólogos e biólogos da Sema dão suporte ao trabalho de avaliação de áreas consideradas em risco de inundação e/ou alagamento e deslizamento. “Nos manteremos vigilantes e mais uma vez pedimos tranquilidade a todos, pois estamos preparados. Que o cidadão de Gravataí busque orientações de fontes oficiais de informação, como os canais de comunicação da prefeitura e imprensa, e acionem imediatamente os canais de ajuda se necessário”, finaliza Zaffa. 

Alvorada

Ações preventivas estão sendo realizadas em diferentes pontos da cidade. As escavadeiras hidráulicas que fazem a limpeza e dragagem dos arroios estão de prontidão, caso haja necessidade. Além disso, de acordo com a Administração, todos os setores da Prefeitura estão preparados para agir prontamente, visando garantir a segurança e o bem-estar dos munícipes, estão atentos e prontos para lidar com possíveis eventualidades. As equipes estão orientadas a atuar de forma coordenada, adotando as medidas adequadas para garantir a segurança de todos. 

Esteio

A Prefeitura de Esteio, cidade fortemente atingida pelo último ciclone, realiza ações preventivas de limpeza dos arroios, hidrojateamento das redes pluviais e divulgação constante de alertas nas redes sociais da Defesa Civil do município. De acordo com o Executivo, desde 2017 existe Plano de Contingência em operação e caso seja necessário, os abrigos serão abertos para receber famílias que possam ficar desalojadas. De acordo com a Administração municipal, já existe a infraestrutura necessária para abrir os alojamentos. Colchões, roupas, cobertores e cestas básicas, já estão disponíveis, caso haja necessidade. Todos os setores da Prefeitura estão de prontidão, em um total de 100 servidores para qualquer intercorrência. 

Sapiranga

A Defesa Civil do município, juntamente do Corpo de Bombeiros, está realizando o monitoramento dos pontos da cidade próximos de arroios, bem como pontos de risco de deslizamentos. Também organizou o local para atender possíveis desabrigados em casos de cheias, que é o ginásio da escola Dr. Décio Gomes Pereira. Equipes da Secretaria de Obras Públicas, ao longo da semana, realizou limpeza em arroios, desobstrução, troca e limpeza de tubulações, implantação de bacias de contenção, além de colocação de novas canalizações em diversos pontos da cidade a fim de evitar alagamentos. Em casos de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil do Município pelo número (51) 99599-9161, ou para o Corpo de Bombeiros no 193. 

Dois Irmãos

Toda a equipe da administração municipal está de sobreaviso para qualquer chamado, assim como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. Equipes seguem monitorando os arroios e a Prefeitura esclarece que há equipes preparadas para eventual situação adversa, dispondo de máquinas, pessoal, equipamentos e locais de apoio. “Estamos confiantes que não teremos chuvas na mesma proporção do último evento e com risco mínimo de danos, contudo, atentos para qualquer situação que por ventura possa ser diferente do previsto”, disse o prefeito Jerri Meneghetti. 

São Sebastião do Caí

A prefeitura informou que está em contato permanente com a Defesa Civil do Estado, monitorando os boletins informativos sobre as previsões de chuva para sexta (7) e sábado (8) próximos. Esclarece também que todas as equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Assistência Social já estão mobilizadas e preparadas para enfrentar qualquer necessidade de socorro, caso seja necessário. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895