Cidades

Fotografia da desembargadora Alessandra Bertoluci é descerrada em galeria de ex-diretores do Foro da Capital

Uma magistrada volta a compor a Galeria dos ex-Diretores do Foro da Comarca de Porto Alegre após 27 anos

Descerramento da fotografia ocorreu no Foro Central II de Porto Alegre
Descerramento da fotografia ocorreu no Foro Central II de Porto Alegre Foto : Eduardo Nichele/DICOM-TJRS

Vinte e sete anos depois, uma magistrada volta a compor a Galeria dos ex-Diretores do Foro da Comarca de Porto Alegre. Durante cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (22/10), a desembargadora Alessandra Abrão Bertoluci, que atuou entre fevereiro de 2022 e outubro de 2024, teve a sua fotografia descerrada, em evento ocorrido no Prédio II do Foro de Porto Alegre e que contou com a presença de magistrados, servidores e familiares do homenageada.

Em sua manifestação, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Alberto Delgado Neto, destacou as virtudes da desembargadora Alessandra, que foi indicada na Administração liderada pela ex-presidente do TJ, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, permanecendo no comando durante a gestão do atual presidente.

“O lado humano da desembargadora Alessandra e a sua ampla capacidade de diálogo são algumas de suas tantas características. Ela soube administrar o maior Foro do Estado com muita competência e determinação, inclusive em momentos muito difíceis, como o que ocorreu durante as enchentes de 2024”, disse ele. “O registro de seu retrato é uma forma de homenagearmos alguém que está marcado na história da nossa Justiça gaúcha", concluiu.

Veja Também

A diretora do Foro de Porto Alegre, juíza Gioconda Fianco Pitt, disse que a fotografia da desembargadora Alessandra é o símbolo de uma trajetória marcada pelo comprometimento, equilíbrio, e liderança serena. “Durante sua gestão da Direção do Foro, ela demonstrou que a Administração Judiciária também é uma forma de servir a sociedade, conduzindo com espírito de cooperação o cotidiano forense. Sob sua direção, a Comarca de Porto Alegre avançou em melhorias estruturais, projetos de humanização e aproximação com a comunidade, através de uma liderança marcada pela empatia, diálogo e propósito, exercendo com firmeza a direção em meio aos desafios causados pela catástrofe climática”, afirmou. A diretora enfatizou ainda que a fotografia da homenageada merece uma reflexão sobre o papel da mulher na magistratura e no Sistema de Justiça.

“Basta uma simples análise desta galeria, que teve início no ano de 1950, para observarmos a existência de 29 homens e apenas duas mulheres, sendo que a última magistrada a ser diretora do Foro foi a desembargadora Helena Ruppental Cunha, entre 1996 e 1998”, ressaltou a juíza Gioconda.

A desembargadora Alessandra, emocionada durante a sua manifestação, disse que a data de hoje encerra um ciclo em sua vida profissional, mais precisamente na missão de liderar o Foro Central de Porto Alegre. “O Poder Judiciário, como fala a nossa ex-presidente Iris, é feito de pessoas para pessoas. E são elas que fazem parte da história da Comarca e nos enchem de orgulho e motivação para que possamos construir e aperfeiçoar as iniciativas, seguindo em frente com coragem, determinação e gratidão.

“A Comarca de Porto Alegre conta com um grupo de magistrados da mais alta competência, com servidores, estagiários e terceirizados dedicados e responsáveis, que não medem esforços para o bom desempenho em suas tarefas”, afirmou.

Ela mencionou os desafios enfrentados em meio às enchentes que atingiram o Estado. “Lembro de cada detalhe do dia em que andei por esta região em um bote, ao lado do nosso incansável, corajoso e competente serviço de segurança para inspecionar a situação dos prédios atingidos nos Foros Centrais e no Regional do Sarandi. Cenas que jamais espero testemunhar e peço às providências divinas e humanas que nenhum gaúcho tenho mais que viver aquilo novamente. Apesar da tragédia, a Justiça não parou, a Comarca de Porto Alegre também não parou, mantendo os serviços essenciais em atividade”, disse ela, agradecendo o apoio das Administrações lideradas pela desembargadora Iris e pelo desembargador Alberto pela indicação de seu nome até outubro de 2024, quando foi promovida de juíza para desembargadora do Tribunal de Justiça.

Presenças

Prestigiaram o evento a subprocuradora-geral de Justiça, Josiane Brasil Camejo, a subdefensora pública-geral do Estado, Aline Correa Lovatto, a representante da Prefeitura de Porto Alegre, procuradora Daniela Cravo, o representante do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Eleitoral Nilton Tavares da Silva, a representante do TRT4, desembargadora Federal Maria Silvaba Rotta Tedesco, a procuradora-geral do Estado Adjunta, Diana Paula Sana, e o presidente da OAB gaúcha, Leonardo Lamachia. Também compareceram o 1º vice-presidente do TJ, desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório, o 2º vice, desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Fabianne Breton Baisch, os presidentes dos Conselhos de Administração, Planejamento e Gestão, desembargador Giovanni Conti, e de Comunicação Social e de Inovação e Tecnologia, desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, a presidente da COPEAM do 2º Grau, desembargadora Viviane de Faria Miranda, a ex-Presidente do TJ, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, o esposo da homenageada, desembargador Marcelo Bertoluci, os(as) desembargadores(as) Luciano Losekan, Julio César Finger, Patrícia Marcon, Cleciana Pech, Eugênio Terra, Márcio Fraga e Luís Antônio Behrensdorf, e do desembargador aposentado Almir Porto da Rocha Filho.

Estiveram no cerimônia o juiz-corregedor coordenador, Max Akira Senda de Brito, acompanhado de juízes(as)-corregedores(as), o juiz-assessor da Presidência, Luiz Felipe Desessards, a presidente da COPEAM do 1º Grau, juíza Cristiane Hoppe, o presidente da AJURIS, juiz Cristiano Vilhalba Flores, o vice-diretor da Escola Superior da Magistratura, juiz Daniel Neves Pereira, a presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral, o presidente do Conselho Deliberativo do Operador Nacional do Sistema Eletrônico de Imóveis, João Pedro Lamana Paiva, o diretor-geral do TJ, Alberto Araguaci da Silva, da diretora de Comunicação, Adriana Arend e do assessor da Presidência, Ivandre de Jesus Medeiros, além de diretoras(as) adjuntas(os) e assessores(as) do TJ.