Vinte e sete anos depois, uma magistrada volta a compor a Galeria dos ex-Diretores do Foro da Comarca de Porto Alegre. Durante cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (22/10), a desembargadora Alessandra Abrão Bertoluci, que atuou entre fevereiro de 2022 e outubro de 2024, teve a sua fotografia descerrada, em evento ocorrido no Prédio II do Foro de Porto Alegre e que contou com a presença de magistrados, servidores e familiares do homenageada.
Em sua manifestação, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Alberto Delgado Neto, destacou as virtudes da desembargadora Alessandra, que foi indicada na Administração liderada pela ex-presidente do TJ, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, permanecendo no comando durante a gestão do atual presidente.
“O lado humano da desembargadora Alessandra e a sua ampla capacidade de diálogo são algumas de suas tantas características. Ela soube administrar o maior Foro do Estado com muita competência e determinação, inclusive em momentos muito difíceis, como o que ocorreu durante as enchentes de 2024”, disse ele. “O registro de seu retrato é uma forma de homenagearmos alguém que está marcado na história da nossa Justiça gaúcha", concluiu.
- Câmara aprova regras para julgamentos do STF e envia texto ao Senado
- Justiça estadual declina de competência em caso de guru espiritual de Viamão
- Casais celebram a união em casamento coletivo do TJRS em Porto Alegre
A diretora do Foro de Porto Alegre, juíza Gioconda Fianco Pitt, disse que a fotografia da desembargadora Alessandra é o símbolo de uma trajetória marcada pelo comprometimento, equilíbrio, e liderança serena. “Durante sua gestão da Direção do Foro, ela demonstrou que a Administração Judiciária também é uma forma de servir a sociedade, conduzindo com espírito de cooperação o cotidiano forense. Sob sua direção, a Comarca de Porto Alegre avançou em melhorias estruturais, projetos de humanização e aproximação com a comunidade, através de uma liderança marcada pela empatia, diálogo e propósito, exercendo com firmeza a direção em meio aos desafios causados pela catástrofe climática”, afirmou. A diretora enfatizou ainda que a fotografia da homenageada merece uma reflexão sobre o papel da mulher na magistratura e no Sistema de Justiça.
“Basta uma simples análise desta galeria, que teve início no ano de 1950, para observarmos a existência de 29 homens e apenas duas mulheres, sendo que a última magistrada a ser diretora do Foro foi a desembargadora Helena Ruppental Cunha, entre 1996 e 1998”, ressaltou a juíza Gioconda.
A desembargadora Alessandra, emocionada durante a sua manifestação, disse que a data de hoje encerra um ciclo em sua vida profissional, mais precisamente na missão de liderar o Foro Central de Porto Alegre. “O Poder Judiciário, como fala a nossa ex-presidente Iris, é feito de pessoas para pessoas. E são elas que fazem parte da história da Comarca e nos enchem de orgulho e motivação para que possamos construir e aperfeiçoar as iniciativas, seguindo em frente com coragem, determinação e gratidão.
“A Comarca de Porto Alegre conta com um grupo de magistrados da mais alta competência, com servidores, estagiários e terceirizados dedicados e responsáveis, que não medem esforços para o bom desempenho em suas tarefas”, afirmou.
Ela mencionou os desafios enfrentados em meio às enchentes que atingiram o Estado. “Lembro de cada detalhe do dia em que andei por esta região em um bote, ao lado do nosso incansável, corajoso e competente serviço de segurança para inspecionar a situação dos prédios atingidos nos Foros Centrais e no Regional do Sarandi. Cenas que jamais espero testemunhar e peço às providências divinas e humanas que nenhum gaúcho tenho mais que viver aquilo novamente. Apesar da tragédia, a Justiça não parou, a Comarca de Porto Alegre também não parou, mantendo os serviços essenciais em atividade”, disse ela, agradecendo o apoio das Administrações lideradas pela desembargadora Iris e pelo desembargador Alberto pela indicação de seu nome até outubro de 2024, quando foi promovida de juíza para desembargadora do Tribunal de Justiça.
Presenças
Prestigiaram o evento a subprocuradora-geral de Justiça, Josiane Brasil Camejo, a subdefensora pública-geral do Estado, Aline Correa Lovatto, a representante da Prefeitura de Porto Alegre, procuradora Daniela Cravo, o representante do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Eleitoral Nilton Tavares da Silva, a representante do TRT4, desembargadora Federal Maria Silvaba Rotta Tedesco, a procuradora-geral do Estado Adjunta, Diana Paula Sana, e o presidente da OAB gaúcha, Leonardo Lamachia. Também compareceram o 1º vice-presidente do TJ, desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório, o 2º vice, desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Fabianne Breton Baisch, os presidentes dos Conselhos de Administração, Planejamento e Gestão, desembargador Giovanni Conti, e de Comunicação Social e de Inovação e Tecnologia, desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, a presidente da COPEAM do 2º Grau, desembargadora Viviane de Faria Miranda, a ex-Presidente do TJ, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, o esposo da homenageada, desembargador Marcelo Bertoluci, os(as) desembargadores(as) Luciano Losekan, Julio César Finger, Patrícia Marcon, Cleciana Pech, Eugênio Terra, Márcio Fraga e Luís Antônio Behrensdorf, e do desembargador aposentado Almir Porto da Rocha Filho.
Estiveram no cerimônia o juiz-corregedor coordenador, Max Akira Senda de Brito, acompanhado de juízes(as)-corregedores(as), o juiz-assessor da Presidência, Luiz Felipe Desessards, a presidente da COPEAM do 1º Grau, juíza Cristiane Hoppe, o presidente da AJURIS, juiz Cristiano Vilhalba Flores, o vice-diretor da Escola Superior da Magistratura, juiz Daniel Neves Pereira, a presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral, o presidente do Conselho Deliberativo do Operador Nacional do Sistema Eletrônico de Imóveis, João Pedro Lamana Paiva, o diretor-geral do TJ, Alberto Araguaci da Silva, da diretora de Comunicação, Adriana Arend e do assessor da Presidência, Ivandre de Jesus Medeiros, além de diretoras(as) adjuntas(os) e assessores(as) do TJ.