Guaíba avança sobre zona Sul de Porto Alegre

Guaíba avança sobre zona Sul de Porto Alegre

Medição mais recente aponta 2,94 metros, apenas faltando 6 centímetros para atingir a cota de inundação

Correio do Povo

publicidade

Um vídeo capturado pelo Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic) de Porto Alegre mostra o Guaíba avançando sobre a zona Sul da Capital. Em medição mais recente, ele está em 2,94 metros na área do Cais Mauá, no Centro Histórico, apenas faltando 6 centímetros para atingir a cota de inundação. 

Por conta da cheia, a Orla do Guaíba está parcialmente interditada nos trechos 1 e 3. Além disso, os agendamentos dos equipamentos esportivos estão suspensos. 

A prefeitura da Capital decidiu que o sistema de contenção do Guaíba permanecerá com todas as comportas fechadas nesta quarta-feira. As comportas começaram a ser ativadas na segunda-feira. No caso dos portões que costumam ficar fechados, o reforço se deu a partir de sacos de areia posicionados pelas equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). O órgão segue monitorando a situação das áreas ribeirinhas.

A forte elevação do Guaíba das últimas horas deve-se à chuva que caiu em pontos das bacias dos rios nas proximidades de Porto Alegre, mas, especialmente, ao vento do quadrante Sul que começa a soprar sobre o Norte da Lagoa dos Patos. Com vento Sul mais forte previsto para o decorrer desta quarta, inclusive com rajadas fortes, a tendência é de o represamento aumentar e o nível se elevar ainda mais.

Segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), chega a 137 o número de pessoas acolhidas em abrigos provisórios na Capital. Destas, 50 estão na Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha dos Marinheiros; 39 na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada; e 48 são indígenas residentes do bairro Lami abrigados no Centro Social Padre Pedro Leonardi, na Restinga.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895