Incêndio no Taim é o maior da história da reserva com mais de 11 mil hectares destruídos

Incêndio no Taim é o maior da história da reserva com mais de 11 mil hectares destruídos

Em 2008, fogo já havia destruído 4,6 mil hectares na estação ecológica

Angélica Silveira

publicidade

O incêndio que atingiu a Estação Ecológica do Taim na semana passada queimou mais de 11 mil hectares, divulgou nesta segunda-feira o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela reserva. Este é o maior incêndio da história da reserva ecológica, ultrapassando o de 2008 quando foram 4,6 mil hectares destruídos pelo fogo.

O fogo começou quando um raio caiu em um banhado próximo à BR 471, que pela direção dos ventos não foi atingida. Para o combate às chamas, os brigadistas do ICMBio receberam o apoio do Corpo de Bombeiros do RS e apoio aéreo de dois helicópteros, equipados com bambi bucket, da Brigada Militar e Polícia Civil.

Segundo o último monitoramento realizado pela Divisão de Informações Geoespaciais e Monitoramento do ICMBio, realizado nesta segunda-feira, a área atingida pelo fogo foi de 11928,84 hectares. O Taim conta com aproximadamente 33 mil hectares. Brigadistas do ICMBio seguem monitorando a área.

Até o momento, nove pontos de concentração da fauna foram vistoriados e não houve registros de animais feridos ou mortos. A Estação Ecológica é o lar para ao menos 30 espécies de mamíferos e 250 aves.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895