Justiça determina que CEEE Equatorial implemente em 90 dias plano para prevenir acidentes com bugios em fiações

Justiça determina que CEEE Equatorial implemente em 90 dias plano para prevenir acidentes com bugios em fiações

Diretriz também aponta que empresa devem contratar serviço médico-veterinário para atender eventuais lesões

Correio do Povo

publicidade

Ao atender pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), a Justiça determinou, na última sexta-feira, que a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) e a Equatorial Energia – responsável pela CEEE Equatorial, implantem, no prazo de 90 dias, Plano de Ação Preventiva de Acidentes de Bugios por Eletrocussão. O objetivo é garantir a manutenção periódica do isolamento de fios e prevenção de acidentes com esses animais.

Ainda, em 48h, as empresas deverão contratar serviço médico-veterinário capacitado para tratamento e custeio de eventuais lesões causadas aos bugios devido a choques elétricos e, por fim, efetuar a poda do local em que houver eventual acidente envolvendo esses animais para evitar novos danos à fauna, também no prazo de 48h.

A decisão desta semana foi resposta à petição feita pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre após a sentença em ação de responsabilidade civil ambiental contra a CEEE-D e a Equatorial Energia proferida no último dia 21 de fevereiro, que determinava as ações mas não previa os prazos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895