Uruguaiana registra em média 126 casos de violência contra a mulher todos os meses

Uruguaiana registra em média 126 casos de violência contra a mulher todos os meses

Na maioria das vezes o “inimigo” está dentro de casa ou muito próximo

Fred Marcovici

Delegada Caroline Huber comanda a DEAM de Uruguaiana

publicidade

Em Uruguaiana, a delegada Caroline Huber, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), revelou ter havido 1.387 ocorrências de violência contra a mulher de janeiro a dezembro de 2023.

Foram 438 registros feitos diretamente pela Deam e 949 direcionados por outras delegacias da cidade e do estado. O índice representa, pelo menos, 126 registros de violência, em média contra a mulher por mês, especialmente nos finais de semana.

Os casos são diferenciados e envolvem todas as faixas etárias, não poupando adolescentes e nem idosas. Os agressores, na maioria das vezes, são os próprios companheiros ou pessoas próximas das vítimas que usualmente agem sob efeito de bebidas alcoólicas e drogas.

De acordo com Caroline, até agora foram solicitadas 910 medidas protetivas pela Polícia Civil ao judiciário, sendo 287 requeridas pela Deam e as demais 623 pela Delegacia de Pronto Atendimento. Neste ano foram contabilizados 138 flagrantes, 57 prisões preventivas e 87 encaminhamentos à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana.

Veja Também

Ao todo, 1.192 procedimentos foram enviados ao judiciário. Caroline enfatiza ser fundamental que a população faça a sua parte e denuncie os casos de violência contra a mulher. Os relatos podem ser feitos por meio dos telefones 197, (55) 3411-1125 ou também pelo (51) 9 8444-0606, via WhatsApp da instituição.

Houve ainda quatro tentativas de feminicídio anotadas no município, uma delas consumada. Uma mulher de 36 anos e grávida. Na última quarta-feira, no Palácio de Justiça do RS, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Giovanni Conti, anunciou a criação da Vara da Violência Doméstica para a Comarca de Uruguaiana.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895