Ulbra e Unisinos têm aulas presenciais suspensas por conta do coronavírus
capa

Ulbra e Unisinos têm aulas presenciais suspensas por conta do coronavírus

Universidades manterão atividades acadêmicas à distância no mês de março

Por
Correio do Povo

Universidades manterão atividades acadêmicas à distância no mês de março


publicidade

As universidades Ulbra, em Canoas, e Unisinos, com câmpus em São Leopoldo e Porto Alegre, confirmaram, nesta segunda-feira, a suspensão de suas atividades presenciais. A decisão vai de encontro às medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus, sugeridas pelos órgãos públicos de saúde, de evitar aglomerações. Seguindo o mesmo propósito, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a Escola Superior de Marketing e Publicidade (ESPM), ambas de Porto Alegre, já haviam notificado o congelamento do calendário presencial de atividades acadêmicas.

Em comunicado divulgado à comunidade acadêmica, a Ulbra informou que as atividades presenciais de graduação, pós-graduação e extensão foram suspensas até o dia 31 de março. Os estágios curriculares e residências estão “sujeitos ao regramento da unidade concedente”. Segundo a assessoria de imprensa da Instituição, as atividades administrativas permanecem em funcionamento.

A Unisinos decidiu que o congelamento do seu calendário acadêmico se dará nos dias 16 e 17 de março, segunda e terça-feira. A continuidade do semestre letivo, a partir desta quarta-feira até 3 de abril, se dará em ambiente virtual, por meio da plataforma própria da Universidade. 

Conforme comunidade oficial divulgado hoje, a Unisinos informou que viagens institucionais e intercâmbios científicos de alunos e pesquisadores também serão cancelados ou adiados. 

Na última sexta-feira, os formandos da Unisinos de São Leopoldo foram notificados, por e-mail, de alterações nas solenidades de formaturas. Para evitar a propagação do contágio do Covid-19, a universidade restrigiu para três o número de convidados por formando para a colação de grau que aconteceu no último sábado.

Como prevenir o contágio do coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.


• não compartilhar objetos pessoais.