Placar do STF está em 5 a 3 a favor da Lei da Ficha Limpa

Placar do STF está em 5 a 3 a favor da Lei da Ficha Limpa

Ministros analisam recurso do deputado federal Jader Barbalho (PMDB)

Correio do Povo

publicidade

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, no começo da noite desta quarta-feira, a favor do recurso do deputado federal Jader Barbalho (PMDB) contra a Lei da Ficha Limpa. Com isso, a decisão vai contra a validação do projeto para as eleições deste ano. Logo depois de Mendes, a ministra Ellen Gracie negou provimento ao recurso de Barbalho, deixando assim o placar em 5 votos contra 3 a favor da manutenção da inelegibilidade de candidatos com processo em tramitação na Justiça.

Mendes teve o voto mais longo até agora durante a tarde. Ele pediu uma paralisação da sessão às 16h e argumentou sobre seu voto por mais de uma hora. O ministro alegou que o Congresso Nacional votou o projeto "sob enorme pressão" e afirmou que havia interesses partidários por trás da coleta de assinaturas que viabilizaram o texto da Ficha Limpa.

Depois de Mendes, a ministra Ellen Gracie fez sua argumentação, afirmando que não alteraria seu voto - no fim de setembro, a sessão do STF terminou em empate, sem decisão sobre o recurso do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz.

Bookmark and Share

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895