Abertas inscrições para Avaliação Nacional de Vinhos

Abertas inscrições para Avaliação Nacional de Vinhos

Prazo para vinícolas assegurarem participação na amostra se estende até o dia 24 de julho

Correio do Povo

Em 2023, a Amostra Nacional de Vinhos ofereceu degustação de 503 amostras produzidas em diversas regiões do país

publicidade

Vinícolas brasileiras têm até o dia 24 de julho para assegurar participação em um dos maiores eventos de degustação de vinhos do mundo. Trata-se da 32ª Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2024, evento realizado pela Associação Brasileira de Enologia, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O regulamento, assim como a ficha de inscrição, está disponível no site da entidade. A expectativa dos organizadores é ultrapassar as 503 amostras registradas em 2023.

O Brasil vitivinícola abrange hoje, além da Serra Gaúcha, as regiões de Campanha, sertão nordestino, Chapada Diamantina (BA), Planalto Catarinense, Serra da Mantiqueira (SP, RJ e MG) e Serra dos Pireneus (GO). Com o surgimento de novas regiões produtoras, a Avaliação Nacional de Vinhos foi se transformando, mudando regras, ampliando possibilidades, para revelar a expressão da produção nacional com as particularidades de cada terroir.

“A cada edição mais e mais amostras são inscritas de regiões que há alguns anos nem existiam. É impressionante esta diversidade de terroirs e o que cada um entrega na taça. Temos uma condição totalmente única que se diferencia de qualquer outro país do mundo. E a Avaliação é a vitrine de tudo isso”, diz o presidente da associação, enólogo Ricardo Morari.

A coleta das amostras direto dos tanques ou das barricas em cada vinícola começa no dia 5 de agosto. Em setembro, o corpo técnico formado por mais de 90 enólogos degustará as amostras às cegas. O resultado será apresentado ao vivo no dia 19 de outubro. Já no dia 13 de agosto inicia a venda dos 800 ingressos presenciais.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895