Pensar a pecuária estrategicamente é um dos temas do Universo Pecuária que acontece de 5 a 8 deste mês, em Lavras do Sul (RS). Dentro desta ótica está a procura constante por aprimoramento na genética dos animais, em busca de produtividade, melhor custo benefício da porteira para dentro e uma carne de qualidade inigualável da porteira para fora.
O Fórum de Melhoramento Genético para Qualidade da Carne, que será realizado na sexta-feira, 7 de novembro, terá a presença da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), que apresentará o programa PampaPlus e a experiência dos associados que usufruem dos dados para aprimorar o seu rebanho. O palestrante será o presidente do Conselho Técnico da ABHB, Paulo Azambuja.
Conforme o gerente executivo da entidade e do programa Carne Certificada Hereford, Felipe Azambuja, serão apresentadas as ferramentas que contribuem dentro da porteira e que o pecuarista pode usufruir para a melhoria dos rebanhos Hereford e Braford.
“A gente entende que o Universo Pecuária tem ganhado relevância ao longo de cada edição por se tratar justamente de um fórum de discussão da melhoria da pecuária gaúcha. A ABHB, por sua vez, vai estar participando do Fórum de Melhoramento Genético, onde teremos a possibilidade de apresentar o PampaPlus, que é o programa oficial de melhoramento genético da entidade. Obviamente, essa melhoria do rebanho visa a construção de uma carne de qualidade”, destaca Azambuja.
A associação também realizará, no mesmo dia, o concurso do Melhor Assador do Universo, em parceria com o Núcleo Regional de Lavras do Sul e também com a SIA - Serviço de Inteligência em Agronegócio.
“Além de promovermos a carne Hereford por meio desse evento, temos o intuito de aproximar os elos da cadeia, que são o pecuarista, a indústria e o consumidor final”, explica Azambuja, pontuando se tratar de uma forma descontraída de não só confraternizar ao redor de um fogo, como também levar informação a todas as pessoas que lá estiverem.
- Be8, ACERGS e ACEBRA em parceria para fortalecer a cadeia de cereais para produção de etanol
- Fábio Góes é o Enólogo do Ano 2025
- Mundialito une famílias e promove disputa morfológica entre criatórios de quatro estados