Rural

Mundialito une famílias e promove disputa morfológica entre criatórios de quatro estados

Evento em Guaíba foi uma promoção do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Costa Doce, com apoio da ABCCC

O Melhor Exemplar Maior do 1º Mundialito foi a potranca picaça Santa Brígida Tinajera (BOX 74), da Cabanha Santa Brígida, de Santana do Livramento (RS), também Grande Campeã Incentivo Maior
O Melhor Exemplar Maior do 1º Mundialito foi a potranca picaça Santa Brígida Tinajera (BOX 74), da Cabanha Santa Brígida, de Santana do Livramento (RS), também Grande Campeã Incentivo Maior Foto : Lucas Nunes / Divulgação / CP

Foi vestindo a camisa da inclusão e mostrando que o cavalo Crioulo une que o 1º Mundialito reuniu centenas de pessoas no Parque do Sindicato Rural de Guaíba, no sábado. Mais do que uma exposição morfológica de Incentivo, foi um evento de família, que contou com atividades para todas as idades, brincadeiras, gastronomia, música, Mostra Cultural e um show de beleza em pista. Qualidade que conquistou o jurado da exposição, Rodrigo Py.

“Foi um evento muito bem organizado com quantidade e qualidade de animais excepcionais, principalmente das fêmeas. Os Incentivos menores superaram os maiores. Isso é um sinal da renovação que temos dentro da raça. Parabéns aos proprietários e ao Núcleo da Costa Doce”, disse Rodrigo Py ao concluir um dia de julgamento.

Em pista, a disputa foi ferrenha pelos R$ 50 mil em prêmios, que levaram 84 animais de 28 criatórios de quatro estados (RS, SC, PR e RJ) a Guaíba. Quem saiu carregado de troféus foi o cabanheiro Laércio Martins, que representou a Cabanha Itaó, de Santiago (RS). Ele venceu os grandes campeonatos Incentivo Menor com a fêmea colorada Odisséia do Itaó (box 66) e com o potranco picaço Orfeu do Itaó (BOX 04). Vestindo um colete pintado por usuários da APAE de Guaíba, ele voltou à pista para sagrar Odisséia do Itaó como Melhor Exemplar Menor do 1º Mundialito.

“Viemos de longe e conseguimos o título. Essa potranca é especial porque ela é filha de égua que conquistou títulos entre eles o de Reservada Potranca Maior”, disse Martins.

Grande Campeã Incentivo Maior

O Melhor Exemplar Maior do 1º Mundialito foi a potranca picaça Santa Brígida Tinajera (BOX 74), da Cabanha Santa Brígida, de Santana do Livramento (RS). A fêmea também sagrou-se Grande Campeã Incentivo Maior. “Ela é um projeto de amigos, de uma família inteira que almejou isso. Ela é campeã, tem frente leve e lombo firme. É uma égua Crioula por onde tu olhares”, salientou Leandro Rosa. O Grande Campeão Incentivo Maior foi o potranco colorado Ágata Laureado, da Estância Ágata, de Rio Negrinho (SC).

O 1ª Mundialito foi uma promoção do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Costa Doce (NCCC Costa Doce) e contou com apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e patrocínio de Hartwig, Sicredi, In Vitro - Sul e Puro Trato Ração Animal. O evento ainda agregou a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Cinque Olive, APAE Guaíba, Rancho Xucro Border Collie e Ovelheiro, Organnact e Associação Gaúcha de Cutelaria (AGC).

Presidente do NCCC Costa Doce, o criador Tiago Sangiogo comemorou o resultado. “O Mundialito foi surpreendente, um evento que foi abraçado pela comunidade do cavalo e apoiado pelos criatórios da região e por pecuaristas de longe. Isso mostra que há espaço para agendas de incentivo”, salientou.

Segundo ele, o momento agora é de preparar o 2º Mundialito, que, em breve, deve ter data divulgada. “As pessoas curtiram muito o evento. Vieram em família e já disseram que querem voltar em 2026”, completou.

Veja Também