Abimaq alerta sobre riscos no manejo de grãos em silos inundados

Abimaq alerta sobre riscos no manejo de grãos em silos inundados

Associação listou orientações que devem ser seguidas rigorosamente com o objetivo de evitar acidentes

Correio do Povo

Sob inundação, ocorre expansão do volume dos grãos armazenados, pressionando internamente silos e outras estruturas nas quais estão acondicionados.

publicidade

Colapso estrutural, asfixia por gases, incêndios, explosões e autocombustão estão entre os principais riscos presentes em silos e armazéns de grãos que tenham sido atingidos por inundações. O alerta foi divulgado nesta terça-feira, 14, pela Comissão Técnica da Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Armazenagem de Grãos da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), diante das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o início do mês, afetando também complexos industriais do agronegócio no Estado.

Veja Também

O manejo de grãos nestas condições exige cuidados especiais. Salientando que podem ser reaproveitados os produtos que estejam secos e em boas condições sanitárias, a Abimaq elaborou um passo a passo, com procedimentos que devem ser rigorosamente observados, ao lidar com grãos armazenados em silos inundados. Veja abaixo.


Procedimentos recomendados

Risco de colapso - A inundação pode causar expansão dos grãos, aumentando a pressão interna e levando ao colapso estrutural do silo. É crucial isolar a área para evitar acidentes.

Avaliação estrutural - Antes de qualquer intervenção, um profissional qualificado deve avaliar a estrutura. Se houver sinais de ruptura, mantenha a área isolada até que seja determinada uma forma segura de descarregar o silo.

Descarga do silo - Somente após avaliação e liberação do profissional, os silos podem ser descarregados de cima para baixo, utilizando equipamentos adequados. Abrir chapas laterais não é recomendado.

Gases asfixiantes - A decomposição dos grãos devido à umidade pode gerar gases nocivos à saúde. Não entre em ambientes como silos sem um detector de gases apropriado.

Incêndio e explosões - Os gases gerados são inflamáveis, e os grãos e poeira podem causar incêndios. Evite trabalhos a quente sem equipamentos apropriados.

Aproveitamento dos grãos - Apenas os grãos secos e sem agentes patogênicos devem ser aproveitados. Grãos encharcados devem ser descartados.

Autocombustão - O excesso de umidade pode causar superaquecimento e autocombustão dos grãos. Realize avaliações estruturais e descargas orientadas para evitar esse problema.

Fonte: Abimaq


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895