Agricultor familiar do RS recebe apoio com novos bônus do Programa de Garantia de Preços
Para o Estado a nova portaria Nº 334 contempla mel batata, feijão e trigo

publicidade
Entre os percentuais mais expressivos de desconto aplicados neste mês na lista de produtos contemplados com bônus de desconto do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) uma das maiores deduções foi para o mel de abelha no Rio Grande do Sul, de 42,80%, em relação aos demais estados do país. A lista completa referente ao mês de junho foi divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta segunda-feira, dia 9.
Conforme a Portaria nº 334, para o Rio Grande do Sul, além do mel, também foram contemplados batata, feijão e trigo. O PGPAF beneficia os cultivos cujos preços recebidos pelo produtor ficaram abaixo da garantia. O percentual do bônus de desconto é concedido no pagamento de parcelas ou na liquidação das operações de crédito rural do Pronaf.
Mensalmente, a Conab levanta os preços médios de mercado e os custos de produção dos produtos com comercialização relevante. Nesta edição, o benefício passa a valer a partir de 10 de junho, com vigência até 9 de julho. A lista completa pode ser consultada na Portaria Nº 334, de 6 de junho de 2025, que apresenta os produtos contemplados, os estados com direito ao bônus e os respectivos percentuais.