Ao final da participação na Feira EATS 2025, realizada na semana, em Chicago, Estados Unidos, a missão coordenada e organizada pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), consolida aprendizados relevantes sobre a robótica e a inteligência artificial aplicadas à automação de processos.
Destacam-se também os revestimentos desenvolvidos especificamente para a realidade industrial, com maior resistência e tecnologia antimicrobiana, além de sistemas modernos de gerenciamento de resíduos e soluções de autocontrole voltadas aos setores de produção de ovos e frigoríficos.
O contato com tecnologias emergentes e fornecedores internacionais permitiu ampliar a visão estratégica da comitiva em relação às demandas do mercado internacional.
Internacionalização do agro gaúcho
Simultaneamente, a participação do Governo do RS em reuniões institucionais ao longo do evento reforçou a importância da internacionalização do agronegócio gaúcho em diversas áreas.
E durante o evento, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) promoveu e divulgou o Salão Internacional de Saúde Animal (Siavs), em agosto de 2026, em São Paulo, destacando a importância do encontro como a principal vitrine internacional da avicultura, bovinocultura, suinocultura e o setor de peixes de cultivo do Brasil, além de captar empresas e tecnologias que poderão integrar a próxima edição.
A soma dessas ações cria um ambiente favorável à formação de parcerias futuras, fortalecimento das cadeias produtivas e promoção da imagem do Rio Grande do Sul e do Brasil como referência em qualidade, eficiência e sustentabilidade no setor agroindustrial.