Colheita de noz-pecã começa oficialmente em Anta Gorda nesta quinta-feira

Colheita de noz-pecã começa oficialmente em Anta Gorda nesta quinta-feira

Abertura oficial reúne entidades e autoridades em propriedade produtora

Correio do Povo

Rio Grande do Sul tem a maior área plantada da cultura no país

publicidade


Ocorre nesta quinta-feira, às 15h, a 6ª Abertura Oficial da Colheita da Noz-Pecã, no Pomar das Nozes Pitol, na localidade de Linha Dr. Carlos Barbosa, no interior de Anta Gorda. A organização é da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Emater, Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) e prefeitura.

O Rio Grande do Sul possui a maior área plantada da cultura da nogueira-pecã no país, com 7 mil hectares cultivados, 5 mil deles em produção frutífera, e 1,6 mil produtores. Em 2023, a colheita ficou próxima a 5 mil toneladas. Em Anta Gorda, são cerca de 300 famílias dedicadas à cultura da noz-pecã, a quarta produção no município.

A programação

Seminário Técnico, no Parque Municipal de Eventos Aldi João Bisleri:

  • 9h15min - Tema: Cuidados no momento da colheita e da preparação e conservação para o embarque para exportação ou para o mercado interno - controle de qualidade das nozes, com o técnico superior em tecnologia de alimentos Pablo Horário Satti (Argentina) e moderação de Jaceguáy Barros, da Pecanita Agroindustrial.
  • 10h15min - Tema: Novos produtos com base em pecan visando consolidar e ampliar mercados , com painel de Victória Pitol, da Nozes Pitol, Claiton Walauer, da Pecanita Agroindustrial, e Gabriela da Rocha Lemos Mendes, do Senai. A moderação será do agrônomo Paulo Lipp, da Seapi.
  • 11h35min - Tema: Sistema de precificação de nozes pelo conteúdo adotado por EUA e México, com painel de Daniel Basso, da São Miguel Comércio e Participações, e moderação de Demian Segatto da Costa, do IBPecan.
  • 12h15min - Almoço e visitação à 8ª Festleite.

Abertura da Colheita, no Pomar Nozes Pitol - Linha Dr. Carlos Barbosa:

  • 14h - Mostra de Maquinários e Equipamentos

  • 15h - Cerimônia de Abertura Oficial da Colheita da Noz-Pecã
  • 16h30min - Pecã-break
  • 17h - Encerramento

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895