Conab reúne arrozeiros antes do lançamento do Plano Safra 2024/25 para a agricultura empresarial

Conab reúne arrozeiros antes do lançamento do Plano Safra 2024/25 para a agricultura empresarial

Após o governo desistir de leilão, companhia recebe Federarroz, Irga, Abiarroz e Câmara Setorial do Arroz para selar o fim do impasse em torno da importação do grão

Thaise Teixeira

publicidade

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) recebe, na manhã desta quarta-feira, 3, representantes do setor orizícola. A reunião é conduzida pelo presidente da autarquia, Edegar Pretto, e conta com a participação da Federarroz, da Abiarroz, do Irga e da Câmara Setorial do grão.

O encontro acontece horas antes do anúncio oficial do Plano Safra 2024/25 para médios e grandes produtores, às 15h, em Brasília. Também sucede a confirmação do Executivo sobre a desistência de importar arroz e a divulgação do Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/25, que traz incentivos à produção orizícola familiar.

Informações de bastidores apontam para a assinatura de um termo de compromisso entre os arrozeiros e o governo federal ao final desta tarde. O documento deve trazer uma solução para o impasse sobre a necessidade de o Brasil adquirir arroz no exterior, que repercutiu nas esferas política, legislativa e judiciária.

O entendimento deve ter como base o monitoramento de preços e a garantia de abastecimento do cereal, principalmente após a catástrofe climática ocorrida no Rio Grande do Sul em abril e maio.

Outra reunião sobre o tema está agendada para às 17h30min no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com a participação dos ministros do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e da Agricultura, Carlos Fávaro, além de Edegar Pretto e de lideranças arrozeiras.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895