Dia do ovo comemora alta nas exportações e crescimento no consumo interno

Dia do ovo comemora alta nas exportações e crescimento no consumo interno

Data é comemorada sempre na segunda sexta-feira de outubro

Camila Pessôa

Brasileiro consome em média 257 ovos por ano

publicidade

O setor vai comemorar hoje, neste Dia Mundial do Ovo, um crescimento acumulado de 13,5% nas exportações do produto até agosto e um aumento no consumo médio de cada brasileiro de 131 ovos por ano para em 2007 para 257 em 2021, de acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A data, que em 2022 completa 26 anos desde seu estabelecimento, é comemorada sempre na segunda sexta-feira de outubro. O dia foi instituído pelas organizações britânicas International Egg Commission (IEC) e World Egg Organisation (WEO). 

O presidente executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, explica que o Dia Mundial do Ovo é motivo de mobilizações em atividades alusivas em mais de 50 países. A Asgav, em parceria com o Programa Ovos RS, vem desenvolvendo atividades desde o dia 9 de outubro, que finalizam hoje. Entre essas atividades estão a distribuição de brindes e material informativo, doação de 10 mil ovos para instituições e realização do 3º Egg Music Festival-Universidades, concurso de composições musicais sobre ovos produzidas por universitários.  

Santos destaca que as exportações de ovos mantém-se em patamares positivos, como reflexo do conflito entre Rússia e Ucrânia, uma vez que a Ucrânia é destacada no mercado. “A tendência é ter exportação recorde, mas a gente ainda precisa resolver o problema da produção de milho no Rio Grande do Sul e de melhora na logística para escoar o produto”, destaca, chamando atenção também para os elevados custos de produção.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895