Produtores familiares buscam informações sobre tecnologia de máquinas agrícolas

Produtores familiares buscam informações sobre tecnologia de máquinas agrícolas

Foco da procura por tratores,na Expoagro Afubra, está em agilidade operacional, economia de combustível e conforto dos operadores

Correio do Povo

Lori Gonçalves (de camisa azul) procurou um trator cabinado na LS Tractor

publicidade

Durante cerca de 40 minutos esta semana, o agricultor Lori Gonçalves questionou um vendedor no estande da LS Tractor na 22ª Expoagro Afubra, que se encerrou nesta sexta-feira na localidade de Rincão del Rey, em Rio Pardo. Gonçalves perguntava sobre a potência das máquinas para puxar um tanque de pulverização, a performance do trator em áreas com áreas montanhosas, o consumo, a potência, o tipo de pneus. A cada pergunta, recebia uma resposta técnica apontando para melhores condições para a produção rural, com desempenho operacional, conforto e economia de combustível. A empresa de origem sul-coreana esteve na feira com tratores compactos, especialmente desenvolvidos para a agricultura familiar, com capacidade para múltiplas tarefas que geram renda nas propriedades.

Gonçalves e a família residem na localidade de São Valentim, no município de Segredo. Em uma área de 50 hectares, cultivam tabaco e soja. O agricultor tem um trator de 65 cavalos, mas buscava um modelo já cabinado. “Eu faço a pulverização neste trator sem cabine, mas preciso usar EPIs (equipamentos de proteção individual) e passo muito calor”, disse. Ao fazer as contas, viu que seria mais vantajoso comprar um trator novo, com cabine de fábrica e tecnologia embarcada que podem melhorar seu trabalho na lavoura.

A LS Tractor apresentou na Expoagro Afubra o portfólio específico para a agricultura familiar. Entre os modelos, a fabricante expôs o G40, que se destaca pelo menor raio de giro da categoria, (55 graus), inversor de frente e ré sincronizado (Syncro Shuttle), que garante maior agilidade e rapidez nas operações, super redutor, direção hidrostática ajustável garantindo melhor ergonomia, maior vão livre (altura do solo de 50,7 cm), tomada de força com três velocidades. E motor certificado Tier 3, com significativa redução de emissão de CO²” e economia de combustível.

Outra máquina é o U60, considerado um SUV dos tratores agrícolas, com motor LS de 4 cilindros com 65cv de potência e tecnologia Tier3, transmissão LS com 32 opções de velocidade para o trabalho e reversor frente e ré sincronizado. Também é configurado com tomada de força com três opções de rotação (540, 750 e 1000rpm), eixo dianteiro blindado, menor giro da categoria (3,25m) e cabine original de fábrica. Já o modelo R50 está equipado com motor LS de 4 cilindros de 50 cv de potência, transmissão LS com 32 opções de velocidades, qualidade superior em relação à concorrência e eficiente para trabalhar dentro de aviário, por exemplo, para bater a cama depois da retirada de um lote de frango. “Todos estes modelos entregam o que há de melhor em performance de um trator, para as diversas atividades que uma propriedade familiar necessita”, afirma o gerente de marketing e produtor, Astor Kilpp.

No espaço da São José Industrial, o produtor Edmilson Leites avaliou um implemento para facilitar as atividades na lavoura de fumo. Acompanhado da esposa, Natália, do pai, Mair, e do irmão, Josimar, analisou uma grade niveladora produzida pela indústria de São José do Inhacorá. “Estamos buscando melhorar as coisas na propriedade”, disse o agricultor. O estande da São José Industrial na Expoagro Afubra expôs vários produtos que ajudam o agricultor a cumprir a missão do agronegócio brasileiro de alimentar o mundo. Leites analisou detalhadamente o produto, analisando as vantagens de ter o equipamento em sua lavoura de fumo, o carro-chefe da propriedade, que também tem foco em pecuária de corte. A São José Industrial apresentou produtos que aliam tecnologia e inovação, como carretas graneleiras.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895